Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
22/10/2021

Prefeitos  que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal) apresentarão aos deputados estaduais sugestões que possam integrar a emenda ao projeto do Governo do Estado sobre a regionalização do saneamento. A deliberação foi discutida, nesta quinta-feira, 21, em assembleia geral da entidade, ocorrida em Guaíba, que contou com a presença do prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon. Além do saneamento, os gargalos do transporte público coletivo também foram pauta do evento, incluindo apresentação do secretário municipal de Mobilidade Urbana de Gravataí (Semurb), Adão de Castro.


“O assunto transporte público precisa ser pauta, pois é urgente que busquemos soluções de curto, médio e longo prazo para este tema”, disse Zaffa, ao lembrar que o serviço é um direito constitucional do cidadão e precisa ser ofertado pelo poder público. A criação de um fundo coletivo para custear o transporte coletivo metropolitano também voltou ao debate na assembleia.


Em sua fala, o presidente da Granpal e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, criticou as isenções, defendendo que as mesmas deveriam ser baseadas no critério da renda e cobrou as participações dos governos federal e estadual na busca de soluções. O encontro em Guaíba foi encerrado com palestra do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre governança e desenvolvimento.


South Summit


A Granpal organiza para 18 de novembro a realização do evento South Summit - Desafios e Oportunidades para a Região Metropolitana. Destinado a prefeitos e secretários da Fazenda, o evento trará palestrantes da iniciativa privada e do setor público para discutir as perspectivas da feira, o maior encontro de inovação do mundo, que ocorrerá, em 2022, em Porto Alegre.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------



 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine