Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
20/10/2021

A  Prefeitura de Canoas divulgou um investimento de meio milhão de reais nas forças policiais para os próximos 12 meses. O anúncio foi realizado pelo prefeito Jairo Jorge e pelo secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, em reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M), nesta terça-feira (19).

Dos recursos, R$ 360 mil são do termo termo de fomento para o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro); R$ 87 mil serão destinados para a renovação do termo de fomento para a instalação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em novo local; e um valor destinado para as instalações da 4ª Delegacia de Polícia e os cartórios especiais, como da Diversidade, da Inclusão, do Idoso e também da Mediação.

Para o prefeito Jairo Jorge, a municipalização da segurança pública é uma tendência, pois, a cada ano, mudanças estruturais têm acontecido neste sentido. “A Guarda Municipal passou a ter um protagonismo no enfrentamento ao crime, em integração com as demais forças de segurança. Começamos a implementar essas mudanças ainda em 2009 e, agora, vamos intensificar os investimentos no setor. Os menores dados de criminalidade, em 12 anos, são fruto de um trabalho contínuo, de integração, inteligência e investimento”, ressalta Jairo Jorge.

Na ocasião, o delegado Emerson Wendt apresentou os dados de fiscalização da Segurança Pública em relação ao enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Além dos nossos esforços na fiscalização dos protocolos sanitários durante este ano, nosso foco tem sido o trabalho com inteligência e estratégia, integração entre as forças de segurança pública, maior atuação da Guarda Municipal e a prevenção às violências, o que tem resultado na queda dos índices de criminalidade”, explicou o delegado Emerson.

Dados da fiscalização em 2021:
Locais fiscalizados: 1.156
Locais orientados: 620
Interdições: 31
Multas: 14
Pessoas orientadas em parques e praças: 3.585
Pessoas Orientadas: 11.012

Dados da criminalidade

Na reunião também foram apresentados os dados da criminalidade do município, que representam uma redução histórica para os primeiros 9 meses do ano, desde que os dados começaram a ser computados pelo Observatório de Segurança Pública, em 2009, que considera também as ocorrências da Polícia Civil e da Brigada Militar.

Em comparação aos primeiros 9 meses de 2020, a redução é de:
Furto de veículos: Redução de 2,4%
Roubo de veículos: Redução de 45,7%
Roubo a Pedestre: Redução de 14,3%
Homicídios: Redução de 8,11%

Gabinete de Gestão Integrada

A contribuição do GGI-M para a segurança pública é que se pode construir um grande pacto de uma Canoas pelo cuidado. Na ocasião, também foram apresentados o trabalho e dados da Polícia Civil e da Brigada Militar, apresentados pelo diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), delegado Mário Souza, e pelo comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Canoas, tenente-coronel Jorge Dirceu Filho, respectivamente.

Também participaram da reunião o secretário adjunto da Segurança Pública, tenente-coronel Marcelo Pitta; o diretor da Guarda Municipal, Eder Martini; e os representantes do Ministério Público, da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, da Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas Brasileiras (ALA 3), Susepe, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e de demais secretarias municipais.



 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine