Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/10/2021

O  presidente Carlos Kremer e alguns membros da Comissão da Criança e do Adolescente (CCA) da OAB/RS estiveram, na tarde de quarta-feira (06), conhecendo o espaço destinado ao Projeto Alquimia II. Idealizado e organizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), a ação visa recondicionar aparelhos celulares recolhidos de casas prisionais e encaminhá-los para alunos da rede pública de ensino do estado. A visita serviu para estreitar os laços com o programa, conhecer os seus efeitos na sociedade e encaminhar uma parceria com a seccional gaúcha.

A visita

Durante o ato, os representantes da Comissão foram até o local onde ficam armazenados os aparelhos recebidos e ocorre a realização dos ajustes em cada smartphone. Na sequência, o coordenador do projeto pela instituição, professor Anderson Terroso, apresentou o trabalho desenvolvido no programa e como funciona o processo executado pelos técnicos assim que os celulares são entregues pelo MPRS até a fase de devolução para o órgão e destinação aos estudantes.

Segundo Anderson, assim que recebem os celulares, os técnicos selecionam os aparelhos que podem ser reaproveitados. A partir disso, removem todos os arquivos do smartphone, trocam telas quebradas (quando é preciso) e instalam os aplicativos necessários para o acompanhamento das aulas. Conforme apresentado, o Projeto Alquimia II já recebeu mais de 3.000 aparelhos desde que foi criado, em janeiro deste ano e, de lá para cá, cerca de 30% desse número já se encontra nas mãos de crianças e adolescentes, à serviço do ensino público.

Carlos Kremer ressaltou a importância da visita à sede do programa, localizada na Escola Politécnica da instituição, e salientou o relevante serviço desempenhado pelo Alquimia II. “O que nos foi proporcionado pela Rede Marista, por meio da PUCRS, e pelo professor Anderson e toda sua equipe, foi gratificante. Fomos brindados com uma calorosa acolhida, que se completou com a apresentação do trabalho de cidadania que é praticado no projeto. É um esforço magnífico, digno de aplausos, que contribui para o único bem que nos acompanha pela vida toda: o conhecimento”, pontuou.

O professor Anderson destacou a presença da Ordem gaúcha e reforçou a necessidade de expansão do modelo do Projeto Alquimia II em outros estados. “Com uma provável parceria com OAB/RS, deveremos reunir um número ainda maior de aparelhos, o que resultará em mais crianças sendo atendidas em todo o estado. E isso pode contribuir para que tenhamos um impacto ainda maior também em âmbito nacional, pois outras instituições, ao visualizarem o que já é feito aqui, podem passar a implementar um programa igual ou semelhante”, enfatizou.

Além dos nomes já citados, marcaram presença durante a ação Clarissa Melo, Gabriela Teixeira e Sandro Bobrzyk, membros da CCA. Alguns dos técnicos responsáveis pelo Projeto Alquimia II também acompanharam a visita.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine