Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
30/09/2021

A  Assembleia Legislativa concedeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta distinção conferida pelo do Parlamento gaúcho, ao CEO Global da Taurus, Salésio Nuhs. A iniciativa foi do deputado Luís Augusto Lara, e cerimônia de entrega da honraria aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (29), no Salão Júlio de Castilhos.

Salésio Nuhs tem 30 anos de atuação no segmento de armas e munições. Coordenou em 2005 a campanha vitoriosa do referendo popular sobre o comércio de armas de fogo, sustentando o direito à legítima defesa aos brasileiros. Foi o responsável pela reestruturação da Taurus no Brasil e nos Estados Unidos, além da expansão da empresa em São Leopoldo. É vice-presidente da Companhia Brasileira de Cartuchos, presidente da Sociedade Brasileira de Conservação da Fauna e da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições.

Manifestações

Lara afirmou que a homenagem ao CEO da Taurus é emblemática no momento conturbado pelo qual passa o Brasil, em que “liberdades vêm sendo tolhidas em nome da democracia”. “É fundamental essa homenagem do Parlamento a alguém que cumpre uma missão estratégica, além de colaborar para o desenvolvimento do estado, de defesa da soberania e das liberdades individuais”, assinalou.

O proponente da outorga afirmou ainda que a Taurus poderia ter ido para outros países, onde a atividade que desenvolve é valorizado, mas ficou no Brasil, mantendo quatro mil empregos. “Mesmo enfrentando sérios problemas por conta de políticas equivocadas, ficou aqui, inclusive, quando houve aumento do ICMS da energia elétrica no Rio Grande do Sul”, ressaltou.

Ao agradecer a homenagem, Salésio destacou que a Taurus está presente em mais de 100 países. “Penso sempre que nestes países há policiais e cidadãos de bem defendendo a sociedade e o direito à legítima defesa”, declarou, ressaltando que, além de gerar empregos, o setor de defesa produz tecnologia.

Ele afirmou também que a pandemia foi uma oportunidade para repensar a relação com a comunidade e promover ações para proteger as pessoas. Assim, foram realizadas diversas campanhas que contribuíram para amenizar a crise, como a doação de equipamentos para aumentar a capacidade das UTIs e de seis mil testes de diagnóstico do COVID-19 para Fundação Hospital Centenário de São Leopoldo; produção e doação de 500 mil protetores faciais em conjunto com o Exército Brasileiro e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul; doação de alimentos para diversas entidades assistenciais, além do fornecimento de refeições para integrantes da Polícia Militar e da Guarda Municipal de São Leopoldo durante a vigência do decreto de calamidade pública. Ao todo, foram doados pela Taurus mais de R$ 15 milhões durante a pandemia.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), afirmou que a homenagem é realizada em nome de todo o povo gaúcho num cenário que requer empenho pela retomada do crescimento econômico. “O Rio Grande do Sul precisa de empresas como a Taurus, que gera emprego e renda, a melhor política social que temos”, pontuou.

Gabriel elencou as medidas, muitas vezes polêmicas, aprovadas pelo Parlamento gaúcho para a superação da crise do estado, como as reformas e as concessões de serviços públicos, e frisou que a Casa deverá votar pelo fim da majoração das alíquotas do ICMS, que impactam diretamente nos custos das empresas.

A cerimônia de outorga foi prestigiada, de forma virtual, pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e pelo secretário do Turismo, Ronaldo Santini. De forma presencial, participaram lideranças políticas e empresariais de diversos municípios gaúchos e o deputado Ruy Irrigaray (PSL).

Texto: Olga Arnt
Foto: Joel Vargas


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine