Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
06/06/2020

A  Triagem Neonatal ou Teste do Pezinho, como é conhecida popularmente, é responsável pela identificação precoce, de seis doenças que podem levar, entre outros agravos, ao retardo mental grave e/ou óbito, se não ocorrer o diagnóstico e o tratamento em tempo hábil, das referidas doenças, que são assintomáticas no período neonatal. O RS se encontra na Fase IV do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) do SUS/MS, triando, transportando as amostras dos 497 municípios gaúchos, realizando busca ativa dos testes alterados, fazendo confirmação diagnóstica e possibilitando o tratamento de: Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase. A cobertura da Triagem Neonatal pelo SUS, gira em torno de 80% no Rio Grande do Sul.

“É uma ação preventiva que salva e muda a vida dos bebês. A data não pode passar em branco, pois a garantia de acesso à informação e à realização da Triagem Neonatal precisa estar ao alcance de todos, profissionais e população, para a garantia da eficácia dessa importante ação para a saúde das nossas crianças”, afirma a médica da Sociedade de Pediatria do RS, Celia Maria Boff de Magalhães.

Com o início do distanciamento social (medidas de isolamento) em março/abril de 2020, por orientação do MS e Estado do RS, visando a desaceleração de contaminação por COVID-19; o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Estado (SRTN/RS) observou que ocorreu uma diminuição importante de coletas de TP, nas Unidades Básicas do RS. Assim, a Política Estadual de Triagem Neonatal (PETN) do RS elaborou uma Nota Técnica orientando as maternidades do Estado, como alternativa, que coletassem o TP dos bebês- na alta do RN, pois as mães estavam evitando a ida à UBS, pelo receio do COVID-19.

Com a evolução do processo, observou-se que ocorreram muitas coletas antes das 24 horas de vida do recém-nascido (RN), aumentando a possibilidade de falso negativo.

Assim, em 25/05/2020 a PETN/RS elaborou nova Nota Técnica do Teste do Pezinho na Vigência do COVID-19 onde refere, em relação a Coleta do TP no RS: A responsabilidade pela coleta do TP permanece das Unidades de Saúde de Atenção Básica, sendo importante ressaltar que a coleta nas Maternidades é uma ALTERNATIVA. As Maternidades podem continuar coletando o TP, desde que a coleta ocorra após as 48h de vida do RN. Do contrário as mães devem ser orientadas a procurar a UBS para coleta do TP, do 3° ao 5° dia de vida do RN.

As demais orientações quanto a Transporte das Amostras, Primeira Consulta no SRTN/RS/HMIPV para confirmação diagnóstica, Consultas de Acompanhamento, Solicitação de Exames e Fluxo de Distribuição do Insumo do TP permanecem inalterada conforme Nota Técnica de 25/04/2020.

Ações

O Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul (SRTN-RS), em conjunto com a Política Estadual de Triagem Neonatal/Saúde da Criança/SES-RS realizará algumas iniciativas alusivas à data. Como forma de ampliar o conhecimento e o acesso a informações, divulgará ao longo do mês de Junho através dos canais oficiais de comunicação eletrônica da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e da Secretaria Estadual de Saúde, os Fluxos de Triagem Neonatal das 6 doenças do Teste do Pezinho SUS no RS. Participará, ainda, de dois encontros de grupos de interesse (SIG) da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE)/Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (Rnp), vinculados ) ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conforme as agendas abaixo:

- 05/6 Desafios da Triagem Neonatal em tempos de COVID19: experiência do RS e de SP (SIG RUTE COVID19-BR)
Link de acesso: http://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rute-sig-covid19-br

- 08/6: Triagem Neonatal da Hiperplasia Adrenal Congenita: panorama geral e estudos de custo-efetividade (Tânia Bachega e Mirela Costa Miranda - SIG Endoped RUTE)
Link de acesso: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigendocrinoped

Texto: Marcelo Matusiak/Foto: Secretaria Estadual da Saúde do RS

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine