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05/06/2020

O  serviço oferece suporte psicológico para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do SUS no combate à COVID-19 em todo o país. O projeto TelePSI, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), presta serviços de teleconsulta psicológica por meio de uma central de atendimento. No primeiro contato, o atendente faz uma avaliação e encaminhamento para um terapeuta que entrará em contato agendando a primeira consulta. O atendimento é feito através de uma vídeo-chamada de 50 minutos de duração. Caso haja dificuldade de acesso à internet, o atendimento pode ser feito por telefone fixo.

"Os profissionais da área da saúde possuem um grande risco de contaminação conforme foi já amplamente divulgado. Como são profissionais que independentemente do risco precisam continuar trabalhando, há um grande risco de desenvolvimento de sintomatologia na linha ansiosa e depressiva. Nessas situações de stress, a principal estratégia é a psicoterapia e isso é algo que não é disponibilizado em muitos locais do país. Por isso, esse trabalho procura oferecer tratamento para a população com recursos bem estruturados e material de apoio", explica a psiquiatra, professora de psiquiatria UFRGS/HCPA e coordenadora adjunta do TelePsi, Carolina Blaya Dreher.

O Tele PSI funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 20h pelo telefone 0800 644 6543 (opção 4). Outras informações podem ser obtidas no link https://sites.google.com/hcpa.edu.br/telepsi/

Texto: Marcelo Matusiak/Foto: Divulgação

 
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