Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
24/03/2016

Os  órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital atuarão em regime de plantão no feriado de Páscoa, a partir desta Sexta-feira Santa, 25. Nesta quinta-feira, 24, o expediente será regular na Prefeitura de Porto Alegre. Após o feriado, os serviços retomam o funcionamento normal na segunda-feira, 28.

156 POA – Atendimento 24 horas, todos os dias da semana (inclusive nos feriados), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, pavimentação de ruas, coleta de lixo, esgoto pluvial serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncia de vandalismo e outras demandas.

CEIC – O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera normalmente, 24 horas por dia, reunindo técnicos da prefeitura. O videomonitoramento, por meio de mais de mil câmeras, acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic opera principalmente no atendimento a situações de risco e emergência.

DEFESA CIVIL – O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas nos telefones 199 e (51) 3268.9026 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

SAÚDE – Os pronto atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas para atender a população. As unidades de saúde estarão fechadas na Sexta-feira Santa e retomam o atendimento na segunda, 28, a partir das 7h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – que funciona unicamente para atendimento nos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios – pode ser acionado pelo telefone 192.

Pronto atendimentos 24 horas:
- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
- PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº – 3289-3456)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil – 3368-1619)

Hospitais:
- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661)

TRÂNSITO E TRANSPORTE – Os ônibus circulam na Sexta-feira Santa com tabela de feriado, igual a de domingo. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) atenderá a população pelo telefone telefone 156 (24h) para informações sobre trânsito e transporte. Outras informações nos sites www.eptc.com.br ou www.poatransporte.com.br. Agentes atuarão em diversos bloqueios temporários de trânsito motivados por procissões.

LIMPEZA URBANA – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam sob regime de plantão, com equipes das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O DMLU atende pelos telefones (51) 3289.6999 e 156 POA.

ÁGUA E ESGOTOS – O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalhará na Sexta-feira Santa em regime de plantão, como nos fins de semana. Haverá atendimento 24 horas pelo telefone 156, opção 2, para solicitações de serviços emergenciais, agendamentos, esclarecimentos sobre assuntos da área comercial, denúncias de ligações clandestinas, solicitações e reclamações relativas a água e esgoto cloacal. Os cinco postos de atendimento comercial fecham na quinta-feira, 24, e reabrem normalmente na segunda-feira, 28. No site www.dmae.rs.gov.br estão disponíveis serviços de segunda via de contas, alterações de vencimento, consulta de dívidas e outros serviços comerciais.

ESGOTOS PLUVIAIS – O plantão técnico no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) será das 8h às 17h nos dias 25, 26 e 27, com solicitações pelo fone 3289.2200.

CONSELHO TUTELAR – Atenderá em regime de plantão 24 horas centralizado na rua Giordano Bruno, 335, bairro Rio Branco, e pelos telefones 3226-5788 e 3289-8485.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – O Serviço de Abordagem Social – Crianças e Adolescentes/Ação Rua atende das 9h às 19h em regime de plantão. Solicitações pelo telefone 3289-4994. Após esse horário, acionar o Conselho Tutelar.

Albergues – À noite, o serviço funciona das 19h às 7h, nos seguintes endereços:
- Albergue Municipal – rua Comendador Azevedo, 215 (também faz abordagem de acordo com a solicitação da comunidade pelo telefone 3346-3238).
- Albergue Dias da Cruz – avenida Azenha, 366 – Tel: 3223-1938
- Albergue Felipe Diehl - Praça dos Navegantes, 41 – Tel: 3342-2882

TURISMO

Linha Turismo – O Linha Turismo irá operar normalmente com os roteiros Centro Histórico e Zona Sul durante o feriado de Páscoa. O roteiro Centro Histórico tem oito saídas diárias, de terça-feira a domingo, às 9h, 10h, 11h e 12h pela manhã, e às 13h, 14h, 15h e 16h à tarde, e possibilidades de embarques e desembarques ilimitados no período de um dia. O roteiro Zona Sul é oferecido de terças-feiras a domingos às 10h e às 15h com embarque e desembarque somente no Terminal Linha Turismo, localizado na Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa. Para garantir o passeio, recomenda-se a compra antecipada dos bilhetes.

Em ambos os roteiros o bilhete custa R$ 25 em dias úteis e R$ 30 aos finais de semana e feriados. Durante a Semana de Porto Alegre, de 26 de março a 3 de abril, o Linha Turismo dará 50% de desconto no valor do ingresso para moradores e nascidos na cidade. A compra dos ingressos para o roteiro Centro Histórico deve ser efetuada na Central Linha Turismo (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa) ou no Centro de Informação Turística (CIT), que atende na loja 99, térreo do Mercado Público. Já aquisição do ticket para o roteiro Zona Sul deverá ser feita exclusivamente na Central Linha Turismo. A venda de bilhetes com desconto em comemoração ao aniversário de Porto Alegre será limitada a dois ingressos por pessoa, com embarque sujeito à disponibilidade de lugares nos ônibus. A promoção não é cumulativa para idosos, estudantes, crianças de 06 a 12 anos, pessoas com deficiência, professores e servidores públicos do município de Porto Alegre, que já contam com desconto regular de 50% nos bilhetes em todos os roteiros.

Centros de Informações Turísticas (CIT) – O Centro de Informação Turística (CIT) Centro Histórico não funcionará na Sexta-Feira Santa, 25, e no domingo, 27. No sábado, o atendimento será normal, das 9h às 18h. Os demais CITs irão operar regularmente: CIT Aeroporto Internacional Salgado Filho abrirá das 8h às 22h. Já o CIT Linha Turismo funcionará das 8h às 18h. O Centro de Informação Turísticas do Mercado do Bom Fim atenderá das 8h30 às 18h. E o CIT Usina vai operar das 13h às 18h. O CIT disponibiliza também o número 0800-517686 ou 156 (opção 5), com atendimento das 8h às 22h.

MEIO AMBIENTE – A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) mantém plantão e poderá ser acionada pelo 156 POA (das 8h às 18h, sem intervalo ao meio-dia).

GUARDA MUNICIPAL – A equipe do Programa Vizinhança Segura estará em parques e praças. A vigilância fixa e motorizada atende escolas, postos de saúde, secretarias e prédios municipais do Centro Histórico, além do plantão na sede com o serviço de telemonitoramento em 570 prédios municipais pelos telefones 3289.7031 ou 0800.460153 (serviço 24h).

DISQUE-PICHAÇÃO – Denúncias contra pichação e vandalismo nos prédios públicos devem ser encaminhadas para o serviço 24 horas da Guarda Municipal, telefone 153, e pelo Fala Porto Alegre – 156.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO – A Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) funciona em regime de plantão. As solicitações e denúncias devem ser encaminhadas ao Fala Porto Alegre – 156.

PROCON PORTO ALEGRE – Os consumidores porto-alegrenses poderão encaminhar suas denúncias e registrar reclamações 24 horas por dia no site www.proconpoa.rs.gov.br/procon, por meio do banner do Atendimento Eletrônico ou por meio do Procon App disponível gratuitamente para sistemas Android e IOS. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic).

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine