Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
26/02/2015




Na  abertura da Assembleia Geral de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na noite do último dia 25/02, em Capão da Canoa, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Santini (PTB), afirmou que o Parlamento gaúcho tem consciência da responsabilidade sobre as questões que envolvem o futuro dos municípios. “Trago a solidariedade e a disponibilidade da Casa no que puder contribuir para o bom andamento do trabalho dos prefeitos”, declarou Santini. Ele representou o presidente da Assembleia, Edson Brum (PMDB), que cumpriu agendas em Brasília durante o dia.

A programação da Famurs segue até sexta-feira (27). Nesta edição, o tema é "Novos tempos, novos desafios". A abertura do encontro foi realizada pelo presidente da entidade, Seger Menegaz, junto do prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro de Matos Novaski. Ainda participaram o subprocurador-geral de Justiça, Ivory Coelho Neto, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cezar Miola, e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.

Segundo Menegaz, o evento é uma oportunidade para tratar da parceria entre as prefeituras e os demais entes federados. Já Ronaldo Santini ressaltou a importância de o Parlamento estar presente pela aproximação que propicia e a possibilidade de entender melhor a realidade dos administradores públicos.

O subprocurador de Justiça, Ivory Coelho Neto, disse que não basta a criação de políticas públicas, em Brasília, se não houver o necessário financiamento para a implementação das mesmas nos municípios. O presidente do TCE, Cezar Miola, afirmou ser importante estimular o aumento da arrecadação nas prefeituras, por meio de mecanismos que a legislação propicia. Acrescentou que os gestores públicos podem continuar contando com a consultoria técnica do TCE e que é missão do órgão atuar em favor do aperfeiçoamento da gestão pública.

Após a abertura, o ministro do TCU proferiu palestra. Disse que apenas penalizar prefeitos e legisladores não resolve os problemas, mas sim desenvolver ações preventivas para a boa governança pública.

Estiveram presentes também os deputados Ciro Simoni (PDT), João Fischer (PP), Eduardo Loureiro (PDT), Juliano Roso (PCdoB), Jorge Pozzobom (PSDB) e Bombeiro Bianchini (PPL), entre outras autoridades.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine