Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
27/07/2022

Ocorre  na tarde desta quarta-feira (27), no Teatro Dante Barone, a primeira rodada de debates da 8ª Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS. O evento tem apoio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da AL.

A Conferência se estende até o final da tarde de quinta-feira (28), quando será entregue ao governador Ranolfo Vieira Júnior um documento com as teses aprovadas pelo encontro, tem como objetivo fazer um diagnóstico da realidade alimentar dos gaúchos para embasar políticas públicas com vistas à segurança nutricional da população.

O primeiro painel desta tarde trata das causas da fome e tem como debatedores o representante da Rede Brasileira de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional, sociólogo Renato Carvalheira do Nascimento, a ex-promotora Miriam Balestro, o dirigente do Movimento Nacional de Luta da População de Rua, Nilson Lira Lopes, e a representante da organização autônoma dos povos tradicionais de matriz africana FONSANPOTMA, Vera Beatriz Soares.

Momentos antes, na abertura do encontro, o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul, Juliano de Sá, deu as boas-vindas aos participantes e lembrou que a 8ª Conferência ocorre no momento em que a miséria e a insegurança alimentar aumentam no Brasil, conjuntura que justifica slogan do evento A Fome Voltou. Medidas Já.

A vice-presidente da entidade, Ana Mattos, lembrou que a conferência estadual foi precedida de encontros municipais, regionais e por reuniões livres, das quais foram protagonistas segmentos populacionais e setores da sociedade civil. Ao todo, foram realizados 40 encontros que atingiram 150 municípios de todas as regiões do estado.

Às 1630, ocorre a solenidade oficial de lançamento da conferência e, em seguida, a apresentação do rapper Rafa Rafuagi.

Programação
Para amanhã, estão previstas dois paineis: As consequências da volta da fome e Soluções para a Fome. Também devem ocorrer apresentações culturais e o lançamento do livro Sistemas Alimentares no Século 21: debates contemporâneos. Veja aqui a programação completa.





Texto: Olga Arnt
Foto: Paulo Garcia

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine