Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
25/07/2022

O  texto aborda a proposta em tramitação na Assembleia Legislativa que traz facilidades a mais de 700 atividades classificadas como empreendimentos de baixo risco de acidentes

A defesa da desburocratização do setor público como estratégia para impulsionar e dinamizar o ambiente econômico foi tema de artigo assinado pelo presidente da Famurs, Paulinho Salerno, publicado na edição de sábado e domingo do jornal Zero Hora.


O texto aponta os benefícios da aprovação do PL 182 em tramitação na Assembleia Legislativa, apoiado pela Famurs, que visa acabar com a obrigação de licenciamento do Corpo de Bombeiros para 732 atividades.


Na opinião de Salerno, a proposta facilita a abertura de empreendimentos, assim como já ocorreu com a Vigilância Sanitária e a FEPAM, isentando de licença os negócios que não apresentam potencial de ameaça sanitária e ambiental.


O texto não flexibiliza as medidas necessárias em vigor na prevenção contra incêndios, acidentes e outros sinistros, e manterá o rigor na fiscalização do funcionamento destes locais. Conta ainda com o aval do Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio, grupo que reúne representantes do governo, dos Bombeiros e da sociedade civil.


Por fim, ressalta que a iniciativa corrobora com a Lei Federal de Liberdade Econômica, que possui outros desdobramentos interessantes como o decreto que isentou de alvará de funcionamento mais de 300 atividades em Porto Alegre. O mesmo movimento ocorre no município de Rio Grande, que assumiu recentemente a liderança do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, formulado pelo Ministério da Economia.




Texto e Foto: Janis Morais

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine