Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
21/07/2022

A  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Borja, na Fronteira Oeste, auxilia há 53 anos o cidadão local com necessidades especiais em três pilares: educação, assistência social e saúde. Na quarta-feira (20), o presidente da instituição são-borjense, Ricardo Souza Dornelles, recebeu a visita do presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes no parlamento gaúcho, deputado estadual Paparico Bacchi (PL).

Responsável pela indicação de uma emenda de R$ 25 mil reais para auxiliar nos projetos desenvolvidos na Apae de São Borja, o deputado Paparico Bacchi – que também preside a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa – conheceu as ampliações feitas infraestrutura na sede apaeana localizada no Bairro Cabeleira. As obras feitas no local proporcionam à comunidade novos equipamentos, consultórios, salas de aula, banheiros adaptados, ampla cozinha e refeitório, além de uma piscina com acessibilidade e três níveis de profundidade – construída em pavilhão coberto e com vestiários.

O presidente Ricardo Dornelles destaca que os recursos para as obras, além do intenso apoio da comunidade, foram disponibilizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de São Borja, Ministério Público do Trabalho de Uruguaiana, emendas parlamentares e, dentre outras iniciativas, ações para arrecadação de verbas que envolvem o projeto Avante Apae III com a venda de cartelas do sorteio de uma motocicleta Honda 0km, modelo CG 160 Start ano 2022, realizado no final de junho.

“Sempre destaco que as Apaes são os anjos da guarda das pessoas com necessidades especiais e suas famílias. Sou grato pela oportunidade de ter condições políticas de ampliar as ações que contribuem com o fortalecimento do movimento apaeano em todo o Estado. Meu histórico familiar potencializa meu comprometimento e determinação para lutar pelas demandas das Apaes. Aqui não fala um homem que busca encontrar na dor das famílias o palco para o seu discurso. Fala um pai que a vida presenteou com dois filhos com necessidades especiais, um menino que nasceu com hidrocefalia e uma menina com síndrome de down e autismo. Graças a eles me tornei um homem diferente, de coração sensível, focado em trabalhar para auxiliar quem mais precisa”, salientou Paparico Bacchi.

Seminário das Apaes no Parlamento Gaúcho

No início de maio, com apoio da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, Paparico Bacchi realizou o primeiro seminário das Apaes que reuniu cerca de 600 pessoas no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. A iniciativa apresentou colocou em pauta os projetos e demandas prioritárias das 206 Apaes em atividade no RS.

De acordo com o presidente da federação, Afonso Tochetto, as principais necessidades são recursos para custear serviços e investir na infraestrutura das instituições, além de ultrapassar as iniciativas pontuais de governo para consolidar políticas públicas efetivas no âmbito estadual e nacional que amparem as pessoas com necessidades especiais.




Texto: Irineu Fontela
Foto: João Carlos do Amaral

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine