Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
15/07/2022

O  deputado Zé Nunes (PT), protocolou na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 185/22, que institui o Dia de Conscientização e Apoio à Pessoa com Esclerose Múltipla, a ser realizado anualmente no dia 30 de agosto no Rio Grande do Sul. “É importante garantir a cidadania e inclusão das pessoas com Esclerose Múltipla, para que possam ter condições de uma vida digna e com capacidade de produzir”, declarou o parlamentar.

Entre os objetivos, segundo o autor da proposta estão, divulgar a Esclerose Múltipla, conscientizar sobre seus impactos nos diversos aspectos da vida e saúde do portador e familiares; divulgar sobre o diagnóstico precoce da doença, tratamentos médicos e manejo adequados; e promover ações visando conscientizar a população gaúcha, a fim de combater o preconceito e discriminação aos portadores da Esclerose Múltipla.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença inflamatória crônica, imunomediada e degenerativa, onde o sistema imune e as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões encefálicas e medulares.

Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social do RS, Zé Nunes trabalha a assistência social e as políticas sociais como direitos. “Pensando nisso, encaminhamos ao Ministério da Saúde, solicitação para que seja pautada nas próximas reuniões da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), medicamentos que combatem e retardam a progressão da doença, e que hoje, possuem um custo altíssimo para os pacientes, a exemplo do Ocrelizumabe, que em valores unitários podem chegar a R$ 40 mil”, informou.



Texto: Marcela Santos
Foto: Divulgação

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine