Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
09/07/2022

Porto  Alegre será palco da Marcha contra a Fome, a Miséria e o Desemprego neste sábado (09). A concentração será no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, com início às 13h30 e a caminhada está programada para iniciar às 14h30. O deputado Edegar Pretto tem trabalhado para o fortalecimento da rede de solidariedade. “Está faltando política pública e quem está ajudando são os trabalhadores da agricultura familiar, seja com doações, além dos trabalhadores das cozinhas solidárias e comitês de combate à fome que preparam e distribuem” afirmou ele.

Edegar coordenou em 2020 a Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Alimentação Saudável e, em 2016, conquistou a aprovação da Lei que criou da Semana da Alimentação Saudável no RS. Ele destaca que hoje, no Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de vulnerabilidade extrema, ou seja, passam fome. O número é quase o dobro de 2020, quando 19,1 milhões de pessoas estavam em situação grave de insegurança alimentar. Isso significa que mais de 14 milhões de brasileiros passaram a conviver com a fome no dia a dia. “Seria importante que o governo gaúcho reconhecesse o trabalho das cozinhas comunitárias e contribuísse com soluções emergenciais contra a fome. Mas o que vemos é a ausência de políticas públicas, e o problema se agrava pelas dificuldades sociais e econômicas” lamentou.

Dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil informam que mais da metade da população brasileira, ou seja, 58% vivem com algum tipo de insegurança alimentar em 2022. A pesquisa foi realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) e apontou que o Brasil regrediu para um patamar de insegurança alimentar equivalente ao da década de 1990.



Texto: Raquel Wunsch
Foto: Divulgação

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine