Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
07/07/2022

A  Assembleia Legislativa concedeu a Medalha do Mérito Farroupilha ao vice-prefeito de Porto Alegre Ricardo Gomes, na noite da quarta-feira (6), no Teatro Dante Barone. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), em reconhecimento à trajetória liberal de Gomes. O deputado Capitão Macedo (PL) representou a presidência da Casa na solenidade.

Rodrigo Lorenzoni classificou o homenageado como um daqueles agentes públicos e políticos que são caros e raros na política. "O Ricardo é um homem de princípios e defende valores e ideias por convicção, independente da circunstância política ou eleitoral. Desejo que essa medalha dê a ele força e coragem para fazer ainda mais na política e pela defesa da liberdade", finalizou Lorenzoni.

O parlamentar falou da trajetória do homenageado e de seu ingresso na política. Ele enfatizou que, agora, como vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo tem a oportunidade de implementar, junto com o prefeito Melo, tudo aquilo que defendeu ao longo de sua trajetória, fortalecendo a atividade empreendedora na cidade.

Ricardo Gomes se disse honrado por receber a medalha. “Obrigado, Rodrigo, e pode contar comigo porque a tua voz é a minha voz”, disse emocionado. Ele ainda falou de sua vida como liberal, motivo pelo qual se justificaria o recebimento da honraria. "Eu acredito na força do indivíduo, no livre arbítrio, na capacidade que as pessoas têm de unirem-se em sociedade", declarou, dizendo acreditar nos direitos individuais comuns a todos.

Capitão Macedo resumiu sua fala em poucas palavras, reservando o momento ao homenageado. Porém, recordou uma frase do patrono da Cavalaria, Marechal Osório. "É fácil comandar homens livres, basta mostrar-lhes o caminho do dever", citou. O parlamentar explicou que hoje entende isso, porque homens livres são de bons costumes: Deus, família, pátria e liberdade.

A Medalha do Mérito Farroupilha é a distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Lideranças municipais e estaduais, além de familiares e amigos de Gomes, prestigiaram a solenidade. Também estiveram presentes o deputado Tiago Simon (MDB) e a deputada Any Ortiz (Cidadania), o prefeito Sebastião Melo, empresários e representantes de entidades.

Currículo
Natural de Porto Alegre, Ricardo Santos Gomes é formado em Direito pela PUC/RS, com pós-graduação em Direito Trabalhista pela mesma instituição. Além de advogado, foi professor universitário, é professor do Brasil Paralelo, diretor da Rede Liberal da América Latina. Antes de ser vice-prefeito da Capital, foi secretário municipal e vereador de Porto Alegre, sendo o autor da Lei de Liberdade Econômica Municipal. Destaca-se por suas pautas no âmbito do desenvolvimento econômico da cidade, além de promover, no Executivo, combate ativo na desburocratização dos serviços públicos e sua melhoria.





Texto: Hosana Aprato
Foto: Filipe Lederhos

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine