Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
17/05/2022

Porto  Alegre vista de outro ângulo por quem cuida da cidade 24 horas por dia. Em homenagem aos profissionais da limpeza urbana da capital, a Cootravipa – Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre – presenteia os garis com um passeio a bordo do Cisne Branco nos dias 18 e 20 de maio. Além disso, na segunda feira, no Dia do Gari, será feito um mutirão de limpeza, com profissionais garis de várias regiões da cidade, que estarão concentrados para a limpeza da Orla 3.

A ideia é proporcionar aos sócios mais antigos da cooperativa um percurso pelo entorno da cidade, pelas águas do Guaíba, suas ilhas, e descobrir outras belezas, diferentes das vivenciadas no dia a dia, nas ruas da cidade. Eles fazem parte do grande grupo da Cootravipa, responsável pela limpeza urbana, limpeza de praças, capina de vias, coleta seletiva, operação das casas de bombas, limpeza e conservação dos prédios públicos do município de Porto Alegre.

Mas o que é ser Gari?

“É um cidadão que presta serviço para a sociedade, de imensa valorização”, responde Jeferson da Rocha Boeira, que se associou para ficar por três meses, se apaixonou pela profissão é já está há dois anos na cooperativa “curtindo e vivendo cada dia de serviço, no grupo Parques e Praças”, diz. Para ele, a maior satisfação do gari é o reconhecimento dos moradores, no final de cada dia de serviço prestado.

O mesmo sentimento é compartilhado por Sabrina Ramos, que define a cooperativa como uma grande família: “Ser gari é saber lidar com a situação de cada dia, ser capaz de entender as coisas da melhor maneira e, não é cada um por si, aqui dentro somos uma família. E a nossa família – esposas, filhos, netos e mães – depende, muitas vezes, do nosso trabalho de gari”, destaca.

“Queremos com essa homenagem, a valorização dos nossos profissionais garis, que buscam, a cada dia, e em cada recanto da nossa Porto Alegre, mantê-la bem cuidada para o bem-estar e a saúde da comunidade e de seus visitantes, reconhecendo que o trabalho é árduo, mas é feito com todo o carinho e dedicação”, ressalta a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula.



Texto e Foto: Assessoria de Comunicação da Cootravipa

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine