Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
06/05/2022

O  deputado Dr. Thiago Duarte (União) homenageou, no Grande Expediente da sessão plenária desta quinta-feira (5), o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul pela passagem dos 70 anos da composição de sua primeira diretoria, que ocorreu em 6 de maio de 1952. A homenagem, segundo ele, é extensiva a todos os médicos que colocaram as próprias vidas em risco durante a pandemia.

O Cremers é uma autarquia federal de direito público, cuja missão é atuar com excelência na supervisão da ética profissional por meio de ações regulamentadoras, educacionais, fiscalizadoras, judicantes, cartoriais e políticas. Além disso, é uma referência para a promoção e garantia do exercício ético da Medicina e da valorização e dignidade profissional do médico. “São 70 anos de defesa da Medicina e do direito do paciente de ter o melhor tratamento realizado por quem está habilitado”, pontuou o orador.

Atualmente, 35 mil profissionais estão inscritos no órgão, que está em constante atualização tecnológica e permanentemente atento para bloquear as tentativas de exercício ilegal da profissão, além de defender o ato médico e as melhores práticas em Medicina. Atua também, segundo o parlamentar, para assegurar que a autonomia do paciente seja respeita dentro de parâmetros éticos e técnicos.

Pandemia

Dr. Thiago aproveitou a homenagem para agradecer aos médicos que estiveram na linha de frente do combate ao novo coronavírus “se expondo e expondo seus familiares a riscos de contágio e enfrentando condições precárias de trabalho”. Segundo ele, muitos trabalharam em UTIs improvisadas, com escassez de equipamentos de proteção e chegaram ao limite da exaustão física e emocional, quando tiveram que fazer “escolhas de Sofia em verdadeiras operações de guerra”, marcadas pela falta de medicamentos. “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos”, declarou, parafraseando o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill.

Ele revelou também que a CPI dos Medicamentos, instalada na Assembleia Legislativa para investigar altas abusivas de insumos hospitalares durante a pandemia, já apresenta desdobramentos com a aplicação de mais de R$ 400 mil em multas pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) a empresas que superfaturaram medicamentos e com operações do Ministério Público Estadual, que redundaram em duas prisões.

Por fim, Dr. Thiago criticou o que chamou de “interferência ideológica na autonomia médica” e as campanhas para desacreditar a Ciência em diversos campos, inclusive, na Ginecologia e Obstetrícia com a preconização do parto domiciliar. “Um retrocesso ao tempo de nossos bisavós”, qualificou.

A deputada Sofia Cavedon (PT) e os deputados Issur Koch (PP) e Elizandro Sabino (PTB) se manifestaram por meio de apartes.

Após o Grande Expediente, o presidente do Cremers, Carlos Sparta, foi agraciado com a Medalha da 55ª Legislatura, também por proposição do deputado do União.

A homenagem foi acompanhada pelo vice-presidente do Cremers, Marcelo Domingues D Avila; primeiro secretário do Cremers, André Martins de Lima Cecchini; tesoureiro do Cremers, José Accioly Jobim Fossari; conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM) para o Rio Grande do Sul, Tatiana Della Giustina; presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Gerson Junqueira Junior; e presidente da Academia Rio-Grandense de Medicina, Luiz Lavinsky, além de autoridades da área da saúde.

Texto: Olga Arnt
Foto: Paulo Garcia

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine