Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
21/10/2021

A  segunda reunião deste ano do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) ocorreu na manhã desta quarta-feira, 20 de outubro, no teatro do Sesc, no centro da cidade. Nesta edição, ocorreram as apresentações dos programas "Qualifica a Atenção Básica", da Secretaria Municipal da Saúde, "Qualidade para Empreender", da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e, ainda, do Grupo Especial de Planejamento e Projetos, este coordenado pelo prefeito Luiz Zaffalon.


Na abertura, Zaffa afirmou que são os bons fatos que fazem de Gravataí a melhor cidade para se investir e viver. Ele lembrou que em sua gestão, que é a continuidade de um trabalho político de uma década, empreendimentos e investimentos trouxeram cerca de 2 mil empregos para o município. "Não posso revelar o nome ainda, mas, nos próximos dias, uma grande empresa varejista deve se instalar na cidade, gerando cerca de 700 empregos diretos. Além disso, empreendimentos imobiliários devem ser lançados nas proximidades da Estrada da Cavalhada e na Corcunda", relatou o prefeito, falando também que, ainda este ano, conforme informações do Governo do Estado, será aberta a licitação de construção do viaduto da Avenida Centenário com a ERS-118. "A solidez do nosso trabalho fez com que as pessoas começassem a ver, acreditar e investir em Gravataí", assinalou o prefeito.


A primeira-dama Marlene Zaffalon aproveitou o evento para falar sobre as ações que estão sendo realizadas no Outubro Rosa e lembrar da importância da prevenção e do autoexame feito pelas mulheres. A coordenadora do Codes, Mari Léia Bastiani, destacou a pluralidade do conselho e a intenção do governo em estar cada vez mais aberto para ouvir os conselheiros.


O vice-prefeito Dr. Levi Melo e o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, apresentaram as ações que estão planejadas para os próximos anos de construção de novas unidades de saúde na cidade, substituindo muitas das instalações antigas e/ou alugadas. Segundo Dr. Levi, já em janeiro, deve ser lançada a licitação de construção das quatro primeiras unidades que receberão novas instalações. São elas: Vila Branca, Erico Verissimo, Granville e Itatiaia.


O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Maria, e seu substituto, Iuri Camargo, relataram aos conselheiros o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado para desenvolver todos os setores da economia do município, por meio da certificação Ouro da Fundação Nacional da Qualidade e do Sebrae. Outro indicador é a primeira colocação no ranking de emissão de viabilidade no Rio Grande do Sul, que colocou Gravataí bem à frente de outras cidades, emitindo o documento em uma média de quatro minutos. Além disso, foi apresentado o programa “Simples Assim”, que busca a desburocratização da máquina pública, atração de investimentos, fomento aos empreendimentos já existentes e qualificação do empresariado, além de criar alternativas, como o desenvolvimento do turismo e de negócios voltados à tecnologia e inovação.


A última apresentação da manhã foi realizada pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, e pelo engenheiro Juliano Nicolay da Silva. Além da explicação sobre o Grupo Especial de Planejamento e Projetos, eles apresentaram o projeto arquitetônico que transforma o Ginásio Aldeião em um Mercado Público. A iniciativa surgiu em uma conversa entre o prefeito e o servidor público Chico Pereira. "Este é um lindo projeto, que coloca Gravataí no hall das grandes cidades que possuem locais de convivência e cultura", ressaltou Zaffa.


A reunião do Codes foi encerrada pela coordenadora, Mari Léia, que lembrou do aniversário de 141 anos de emancipação política da cidade, exibindo um vídeo dos conselheiros falando sobre a importância da data e, ainda, puxou o tradicional canto do "Parabéns para você".


----------------------------------------------------------------------------------



 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine