Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
20/10/2021

Na  tarde desta terça-feira, 19, o prefeito Luiz Zaffalon participou da instalação do 2º Juizado da 2ª Vara Criminal da Comarca de Gravataí. A medida, que visa a conferir maior celeridade processual e qualificar os serviços prestados ao cidadão, foi celebrada por autoridades e pela comunidade, durante ato realizado no Salão do Júri e conduzido pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Voltaire de Lima Moraes, na presença de membros da administração, magistrados, servidores e autoridades locais. "Este é um ato louvável do Poder Judiciário, mostrando um olhar atento ao tamanho e importância que Gravataí possui no contexto estadual”, afirmou o prefeito, lembrando que Gravataí tem o 4° maior PIB do RS e que segue em desenvolvimento, precisando muito do apoio da Justiça.


Na ocasião, foi destacada a atuação integrada das instituições na Comarca. "A união somando esforços, cada um dando a sua devida contribuição. Precisamos de paz, tranquilidade e solidariedade, com um olhar cada vez mais afetuoso. Só assim vamos construir uma base segura de humanização", destacou o desembargador Voltaire. O chefe do Poder Judiciário fez ainda um registro especial aos servidores e servidoras, "incansáveis pela luta permanente de superar as dificuldades causadas pela pandemia, ataque hacker e instabilidade de sistemas".


O presidente do TJRS e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, entregaram o termo de instalação de unidade à juíza de Direito Luciana Barcellos Tegiacchi, que representou a Direção do Foro. "Gravataí é uma cidade onde a solidariedade funciona. As redes funcionam, na área da Infância, da proteção à mulher, da segurança pública", afirmou. Destacou o grupo de servidores comprometidos, a comunidade atuante e a comunicação entre as instituições. "Levamos uma maior eficiência para os nossos cidadãos", acrescentou a magistrada.


A corregedora-geral da Justiça disse estar emocionada por retornar à comarca em que atuou na década de 1990, durante três anos. Reconheceu o trabalho e a dedicação de magistrados e servidores, especialmente na pandemia: "A 2ª Vara apresenta um expressivo número de processos. O 1° Juizado ficará com feitos comuns e processos relacionados à Maria da Penha e o 2° Juizado, os feitos comuns e do JECrim. A comarca cresceu muito, em pouco tempo, tendo, hoje, em torno de 93 mil processos ativos". Falou também do projeto Justiça 4.0, que tem como objetivo promover o acesso à Justiça, por meio de ações e projetos que usam novas tecnologias e inteligência artificial. "Através dele, as demandas de massa, empresariais e de outras matérias complexas serão absorvidas por grandes núcleos regionais, liberando magistrados para atuarem em demandas que são mais de cunho artesanal, da comarca, e para melhor atender o cidadão", explicou a corregedora-geral.


Participações


Prestigiaram a solenidade, a 1ª vice-presidente do TJRS, desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, o 2° vice-presidente, desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Alan Vieira; a promotora de Justiça Luciana Sanmartin; as defensoras públicas Cristiana Olzewski e Carolina Zago Cervo; o presidente da Subseção da OAB/RS em Gravataí, Deivti Porto dos Santos; as juízas-corregedoras Cristiane Hoppe (coordenadora) e Geneci Ribeiro de Campos e o juiz-corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson; as magistradas da Comarca Débora Sevik, Solange Moraes e Maria de Lourdes de Souza Pereira; o vice-presidente da AJURIS, juiz Mauro Peil Martins; a coordenadora da Casa Lilás, Analu Sonego, e a delegada Fernanda Generali, representante da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Gravataí.


-------------------------------------------------------------------------------------------




 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine