Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
16/10/2021

Considerado  um espaço de acolhimento aos canoenses em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Canoas completa 12 anos de funcionamento. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Cidadania realizou, nesta sexta-feira (15), um evento de celebração no local para os integrantes da rede socioassistencial do município, com troca de experiências, saberes e reflexões.

O CREAS oferece serviços ligados à Proteção Social Especial, atendendo e acompanhando famílias e indivíduos que tiveram os seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, negligência, entre outros. O público acolhido chega por demanda espontânea ou por encaminhamentos e passa por uma avaliação feita por uma técnica social, que analisa a necessidade de acompanhamento, conforme o grau de risco.

Segundo o secretário municipal de Cidadania, Juliano Gonçalves, o espaço disponibiliza um atendimento especializado, visando à superação da violência sofrida por essas pessoas. “Aqui nós estendemos as mãos e oferecemos todo o suporte necessário a essas famílias, que incluem idosos, crianças, pessoas com deficiência e jovens que cumprem medidas socioeducativas, entre outros”, destacou.

Desde janeiro, o CREAS realizou mais de 3 mil atendimentos, além de 436 visitas domiciliares. Atualmente, 211 famílias estão em acompanhamento.

Conforme a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria, Maristela Mignot, o evento foi uma forma de parabenizar e integrar todos profissionais que atuam na rede de assistência social do município. “Nossa intenção é parabenizar e integrar a todos que, de alguma forma, compartilham esforços na missão de atender, da melhor possível, os munícipes e as comunidades”, ressaltou.

De acordo com o coordenador do CREAS, Rodrigo Leites, o objetivo do espaço é assegurar os direitos das pessoas em risco. “Nosso atendimento preconiza a garantia de direitos da população que está invisibilizada socialmente. Nossa diretriz de trabalho é respeitar a equidade, valores, crenças e identidades culturais das famílias e indivíduos que apoiamos, orientamos e atendemos”, afirmou.

Atendimento
O CREAS de Canoas está localizado na Rua Major Ernesto Wittrock, 74, Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 3478-3079


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine