Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
14/10/2021

“Não  posso pensar em desenvolvimento econômico, se eu não pensar em segurança pública” foi a declaração do vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, durante a reunião de diretoria da Fecomércio-RS, nesta quinta-feira, dia 14 de outubro. Ele, que também acumula o cargo de secretário estadual da Segurança Pública, veio à Federação falar sobre a atual situação do setor no Estado. Segundo o vice-governador, a Segurança Pública é uma das áreas prioritárias do Governo Eduardo Leite, justamente, por caminhar junto com o crescimento e avanço econômico.

Para transformar o Estado em um local mais civilizado para residir e investir, a gestão atual desenvolveu o Programa RS Seguro. O Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública atua no combate à criminalidade e na implantação de políticas sociais preventivas em todo território gaúcho, mas, principalmente, em municípios de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica.

O Programa, segundo Vieira Júnior, se baseia na premissa dos chamados três is: integração, inteligência e investimento qualificado. “O RS Seguro trabalha na integração da Segurança nas três esferas de poder, União, Estado e Municípios, e também da integração da iniciativa público-privada como estamos fazendo aqui. A inteligência é fundamental para que possamos traçar todas as informações do crime no nosso Estado. E, por último, o investimento qualificado, ou seja, investimento certo no que precisa, como compra de viaturas e equipamentos de qualidade para execução do trabalho”, explicou o vice-governador.

Dividido em quatro eixos, o Programa foi planejado para alcançar diversas áreas do governo do Estado. Vieira Júnior explicou cada um deles:

1 – Combate ao crime, principalmente em municípios com maiores índices de violência, com destaque para homicídios;

2 – Implantação de políticas sociais, preventivas e transversais, em bairros com altos índices de violência e mais vulneráveis no aspecto socioeconômico;

3 – Qualificação do atendimento ao cidadão, atuando na melhora dos serviços públicos e atendendo cada vez melhor a população gaúcha, através da especialização e abrangência dos serviços diretos ao cidadão;

4 – Sistema Prisional, com ampliação e adequação das vagas prisionais com investimentos no sistema penitenciário.

O vice-governador ainda salientou que a atual gestão trabalha e define suas ações com base em evidências. Com isso, a Secretaria elaborou um estudo com critérios científicos para identificar, entre os municípios mais populosos, aqueles que concentravam os piores indicadores de violência. O estudo agregou 23 municípios de diferentes regiões do Estado com maior capacidade de violência, com quem são realizadas reuniões mensais para coleta de dados e informações, monitoramento intensivo e análise conjunta e sistemática entre as instituições de segurança.

Após o diagnóstico desses municípios, o RS Seguro elaborou uma sistemática para colocar em prática o uso aprimorado de dados estatísticos no combate ao crime, chamado GESEG – Gestão de Estatística em Segurança. “É um programa de governança, com investimento do nosso governo que vai traçar todo o perfil da violência no Estado para a polícia poder trabalhar em cima de dados específicos e poder atuar com eficiência onde precisa”, afirmou.

As melhorias com a implantação do programa

O sucesso da implantação do RS Seguro aparece nos números apresentados pelo vice-governador. Até aqui, o total de vítimas de homicídio caiu de 140 em agosto de 2020 para 108 no mesmo mês deste ano, uma redução de 22,9%. O total atual de homicídios é o mais baixo em 15 anos. O latrocínio, roubo seguido de morte, foi outro crime a despencar em 2021, com queda de 73,3% nos casos.

O roubo de veículos foi o que teve maior queda desde o início da contabilização desse tipo de delito em 2002. Foram 314 casos em agosto, o que representa uma queda de 41,3% em relação ao mesmo mês no ano passado. “Foram 1.343 vidas preservadas em dois anos de Governo, 13.241 menos veículos roubados nesse mesmo tempo e 225 ataques a banco a menos”, finalizou Vieira Júnior comemorando o sucesso do programa.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine