Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/10/2021

A  Secretaria Municipal de Cidadania promove, nesta sexta-feira (8), no Bairro Mathias Velho, mais um mutirão para incentivar os canoenses a se registrar ou atualizar o Cadastro Único (CadÚnico). O atendimento ocorrerá no final da Rua Curitiba, esquina com a rua Santa Catarina, em frente à casa de bombas. O cadastro é importante para identificar pessoas em vulnerabilidade social e garantir que sejam beneficiadas por programas sociais nas esferas municipal, estadual e federal. Quem não atualizar seus dados, pode ter seu benefício bloqueado.

Segundo o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, os mutirões seguirão acontecendo em diversos pontos de Canoas. “A nossa intenção é aproximar a prefeitura da comunidade, facilitando e incentivando as pessoas a regularizarem o cadastro. Só assim vamos poder levar os serviços assistenciais até as pessoas mais carentes do município”, destacou.

Documentos para o registro

Para fazer a inscrição ou atualização, os canoenses devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, se tiver, carteira de trabalho, se tiver, e um documento das demais pessoas que residem na mesma casa.

Podem se inscrever famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total.

Cerca de 35 mil famílias canoenses estão cadastradas no CadÚnico, sendo 25 mil com renda per capta de até meio salário mínimo. No entanto, mais de cinco mil estão com o cadastro desatualizado.

Programas sociais que exigem o CadÚnico

Entre as ações da Prefeitura de Canoas que exigem o CadÚnico, estão o Restaurante Popular, o Cesta Básica Canoense, o Auxílio de Transferências de Renda, castração de animais, entre outras. Os dados também são utilizados na concessão de benefícios, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Foto: Tony Capellão

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine