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08/10/2021

A  Fecomércio-RS lançou na noite desta quinta-feira, dia 07, um novo projeto que vai auxiliar empresas a entrarem no mundo das vendas digitais ou maximizar os negócios que já estão presentes nesse ambiente. O projeto Incubados Fecomércio-RS teve seu start durante a palestra ‘Transformando Like em Vendas: vendas digitais no seu negócio’, ministrada pelo publicitário Dudu Carvalho.

O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, deu início à live falando sobre a transformação digital pela qual os clientes passaram, principalmente durante a pandemia, e hoje buscam a compra através de experiências reais e conectadas com a vida e a peculiaridade de cada um. “Este projeto foi desenvolvido para aproximar os empreendedores do modelo de vendas pela internet, utilizando as redes sociais, gerando resultados rápidos e otimizando investimentos. Este é o ponto do nosso encontro de hoje, por isso a Fecomério te convida a descobrir novas estratégias para atingir suas metas de venda utilizando as redes sociais do seu negócio”, disse Bohn.

Dudu Carvalho iniciou sua palestra reforçando que o principal objetivo do ‘Transformando like em vendas’ é treinar pequenos e médios empreendedores para transformarem suas redes sociais em excelentes ferramentas de vendas. “Fazer uma rede social bem feita é muito chato, eu sei. Mas, eu prometo que com planejamento e foco na tua ação será um trabalho compensador”, afirmou.

Como fazer para sua empresa entrar no meio digital

Para entrar no digital, o palestrante explicou que a empresa deve, primeiramente, procurar entender o que se passa na cabeça do consumidor quando ele busca uma compra. Segundo dados trazidos por ele, 17% da população brasileira compra no meio digital.

Destes, 76% das pessoas que realizam a busca de um produto, acabam fechando a compra de alguma forma. “É nos 24% que não compraram que nós temos que focar. Porque eles não chegaram a comprar? O que está faltando para minha empresa alcançar esses clientes que não efetuaram a compra? É nisso que queremos trabalhar aqui: nos prepararmos para captar esses 24% que faltaram”, revelou Carvalho.

Outro ponto destacado por ele é a importância de conhecer cada uma das redes sociais que se tem à disposição do seu negócio. Segundo Carvalho, é importante saber as peculiaridades de cada uma, como qual a rede com mais usuários, qual a rede mais utilizada, idades mais ativas dentro de cada uma, entre outros pontos, para ser mais assertivo nos anúncios. Ele explicou que 45% dos usuários buscam produtos pelo Google e 40% pelas redes sociais. “Mas, é muito mais barato anunciar e promover as vendas da sua empresa nas redes sociais do que no Google. Dá para fazer com baixo investimento, mas com muito estudo”, explicou.

Investimento, mesmo que pequeno, é fundamental nas redes sociais

“Orgânico que vem de orgânico é alface. Se tu quer impactar teu cliente, tu tens que investir em teus anúncios nas redes sociais. Não precisa fazer um investimento alto, mas, tu tens que fazer um investimento mínimo que seja”. Carvalho explicou que as empresas devem ter o entendimento de que é em cima dos anúncios das empresas que o Google e as redes sociais ganham dinheiro. “Eles só vão mostrar seu anúncio para o seu público se você pagar. Portanto, tenha em mente que, de forma orgânica (sem investimento financeiro), sua empresa não vai chegar no seu consumidor”, reforçou. O palestrante ainda mostrou, de forma prática, como fazer anúncio para as redes sociais e como fazer um funil de vendas corretamente para atingir especificamente o consumidor.

Projeto Incubados Fecomércio-RS

O gerente do Núcleo de Negócios da Fecomércio-RS, Leonardo de Paula, explicou sobre o projeto Incubados. Segundo ele, o serviço foi desenvolvido para promover as vendas das micros, pequenas e médias empresas, através das mídias sociais. O projeto consiste em realizar uma mentoria focada no desenvolvimento estratégico de vendas do negócio de cada empresa participante. Serão seis encontros individuais, com o próprio Eduardo Carvalho, com duração de 45 minutos, realizados presencialmente na sede da Fecomércio-RS.

A incubadora trabalhará no desenvolvimento do funil para vendas online da empresa, na estratégia de marketing digital para produtos, na criação de campanhas de posicionamento, na programação e criação de campanhas nas redes sociais, na configuração de redes sociais como Facebook e Instagram, no desenho de identidade gráfica para publicações de campanha, na gestão de vendas abrangente e, por fim, na geração dos relatórios de progresso e medição de resultados.

Carvalho ainda contou que o objetivo do Incubados será buscar compreender os medos e expectativas do cliente de cada empresa através da aplicação de um modelo de negócios chamado Canvas humanizado de vendas. “Durante as mentorias, serão abordados e analisados o perfil do meu cliente, quem eu quero atingir com a minha marca, o que é meu produto, quais os benefícios que ele traz, qual o canal digital ideal para atingir meu cliente, quais são as objeções, os desafios e as oportunidades do meu negócio”, adiantou.

 
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