Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/10/2021

Os  parlamentares que integram a missão do governo gaúcho na Europa visitaram nesta sexta-feira (8) a sede da empresa Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT), em Toulouse, na França. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), e os deputados Frederico Antunes (PP), Luis Augusto Lara (PTB) e Vilmar Zanchin (MDB) conferiram o sistema de transporte em cápsulas de altíssima velocidade pesquisado no local. Em janeiro foi assinado acordo entre o Governo do Estado, através do programa Techfuturo, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), UFRGS e a companhia para um estudo inicial de viabilidade da rota Porto Alegre-Serra.

Chamado de hyperloop, o sistema de transporte por cápsulas pode alcançar 1,2 mil km/h com conforto e segurança superiores ao de aviões. Nesta velocidade, será possível percorrer o percurso entre Porto Alegre e Caxias do Sul em 19 minutos. “Este transporte é uma espécie de trem, totalmente inovador e disruptivo, que representa uma alternativa segura e econômica para o deslocamento de passageiros ou cargas. Esperamos que em um futuro não tão distante seja uma realidade no RS”, disse o presidente Gabriel. A parceria do Estado com a empresa de pesquisa americana é a primeira para um sistema hyperloop na América Latina.

Segundo o Executivo estadual, além do estudo de viabilidade técnica da rota, o acordo prevê a análise das condições ambientais, socioeconômicas e financeiras, como retorno de investimento que um projeto desta dimensão possibilita. Também examinará aspectos operacionais e estruturais para criar um sistema de transporte hyperloop ao longo da rota entre Porto Alegre e a Serra. Avaliará localizações para grandes estruturas, possíveis restrições para o alinhamento do sistema e a integração do sistema de cápsulas com a estrutura de transporte já existente, entre outros aspectos.

Missão cumprida

Após cinco dias de agendas entre Madrid e Barcelona, na Espanha, e Toulouse, na França, a comitiva do RS encerrou a missão nesta sexta-feira (8). Foram visitados companhias e órgãos europeus para discutir projetos na área de inovação, concessões e privatizações, entre outros negócios para o estado. “Finalizamos esta viagem com a certeza de que apresentamos um estado onde estes empreendedores terão interesse em fazer investimentos, oportunizando crescimento e desenvolvimento para a população gaúcha”, concluiu o presidente da AL.

O grupo foi liderado pelo Executivo Estadual, representada pelo governador Eduardo Leite e secretários estaduais, pelo presidente da ALRS, deputado Gabriel Souza (MDB), pelos deputados Frederico Antunes (PP), Luis Augusto Lara (PTB) e Vilmar Zanchin (MDB), além do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Texto: Juliane Soska com informações de Juliane Pimentel
Foto: Juliane Pimentel

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine