Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
07/10/2021

Em  setembro, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC-RS) registrou aumento de 1,0% em relação à edição de agosto da pesquisa. Divulgado pela Fecomércio-RS nesta quinta-feira, dia 07, o índice registrou 120,4 pontos, o maior valor desde março de 2020 (124,7 pontos), considerado o patamar pré-crise para o indicador. Assim, o índice permanece 3,5% abaixo do patamar pré-pandemia.

O destaque positivo desta edição ocorreu no índice de Situação Atual (ICAEC). Ao registrar 103,9 pontos, o índice superou o patamar do mês anterior em 4,9% e ficou 7,5% abaixo do patamar pré-crise. Com isso, o índice rompeu a linha dos 100,0 pontos algo que não ocorria também desde março do ano passado. Com relação às condições atuais do negócio, 63,9% dos entrevistados afirmaram que a situação melhorou. No mês anterior, esse percentual era de 59,4%.

Em relação às expectativas, o recuo de 1,0% na margem interrompeu uma série de quatro altas mensais consecutivas, deixando o índice nos 148,2 pontos. Este resultado deixa o IEEC 5,2% abaixo do patamar pré-crise. Nesta edição, menos pessoas relataram esperar melhora no setor para os próximos meses. Enquanto em agosto este percentual foi de 56,0%, nesta edição 63,9% afirmaram esta condição. Segundo o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a piora das expectativas está relacionada ao aumento da incerteza quanto aos rumos da inflação e também do próprio desenrolar da pandemia, que apesar de se encaminhar para um desfecho positivo ainda gera dúvidas em virtude da nova variante da doença.

Já nos investimentos, o IIEC registrou 109,2 pontos, ficando praticamente estável ante o mês anterior (0,1%). Este é o único índice que se encontra acima do patamar pré-pandemia. Embora o sub-índice de investimentos tenha registrado aumento no mês, a queda na situação atual dos estoques resultou no equilíbrio do mês. Dos respondentes, 24,4% relataram que os estoques estão acima dos limites adequados. Na edição do mês anterior este percentual era levemente inferior (22,1%)

Bohn avalia que, ainda que haja uma leve piora nas avaliações das expectativas dos empresários, o resultado de setembro ainda pode ser visto como positivo. “Registramos em setembro o primeiro valor acima dos 100 pontos desde abril de 2020 para as condições atuais. É a primeira vez que experimentamos uma situação de otimismo em mais de um ano com o momento presente”, disse o presidente.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine