Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
04/10/2021

A  Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), promoverá, em outubro, a primeira edição do Mês da Inovação em Gravataí. A ação ocorre em alusão ao Dia Nacional da Inovação, comemorado no dia 19/10. O calendário oficial busca divulgar uma série de atividades, programas e feiras que serão promovidos por instituições de ensino, organizações de tecnologia e grupos de robótica locais que tenham como tema a inovação, a ciência e a tecnologia.

O Mês da Inovação, instituído por meio do Decreto Federal Nº 10.497, de 28 de setembro de 2020, tem acumulado resultados bem-sucedidos e novos adeptos a cada ano que passa. Integrando a programação comemorativa, neste mês, durante a última semana de outubro, será promovida a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que busca promover as ações realizadas em prol da inovação.

Conforme as informações divulgadas pelo Governo Federal, a edição de 2021 atingiu o recorde histórico de 1.507 municípios participantes. De acordo com a titular da SMICT, Selma Fraga, o município realiza diversas ações em prol do Mês da Inovação e é de grande importância continuar incentivando, apoiando e divulgando estes eventos que ocorrem em Gravataí. Selma ainda ressaltou a necessidade de incentivar a promoção e a realização de novos eventos que abordem o tema Inovação, Ciência e Tecnologia.

“É de grande importância seguirmos aproximando a população com a ciência, tecnologia e inovação, especialmente, entre os jovens. Desta forma, estamos incentivando crianças e adolescentes a enxergar novas possibilidades existentes nesta área, de forma com que conquistem uma visão ampla do futuro.” A secretária ressaltou também a relevância e o papel das instituições de ensino neste processo. “Por meio da educação é que faremos a transformação deste ecossistema.”

Entre as instituições e grupos participantes do Mês da Inovação, estão o Colégio Dom Feliciano, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Faculdade QI, o Colégio Gensa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Secretaria Municipal da Educação (Smed), o The Brazilian Trail Blazers e o Tech/Google/AGTI.

Texto: Franciele Oliveira e João Pedro Espíndola

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine