Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
04/10/2021

A  Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA), realizou uma ação especial de castração de 83 cães e gatos do município. As cirurgias, realizadas na sexta-feira (1) e neste domingo (3), deram início à Semana Municipal do Bem-Estar Animal, que segue até 9 de outubro.

Os bichinhos castrados foram levados por seus tutores, que haviam feito o cadastro prévio nos projetos de esterilização oferecidos pela Prefeitura e aguardavam na lista de chamamento.

Segundo o secretário municipal da SEDA, Gabriel Gonçalves, a ideia da Semana é comemorar prestando ainda mais atendimentos e conscientizando os canoenses sobre a importância do cuidado com os animais. “A melhor maneira para celebrar uma data tão importante como essa é reforçar o acolhimento aos bichinhos, através de um mutirão de atendimentos veterinários, além de ações de sensibilização”, destacou.

A meta da Prefeitura de Canoas é realizar mais de três mil esterilizações para cães e gatos em 12 meses.

Esclarecendo mitos sobre a castração

A médica veterinária Anamaria Brenner, que atua há muitos anos em diversas atividades de cuidado com os animais, foi voluntária na ação. Segundo ela, o descontrole populacional é um problema social, que deve ser enfrentado através de um programa de esterilizações, como a Prefeitura de Canoas está desenvolvendo.
“A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) defende a castração de 10% dos cães e gatos existentes durante sete anos seguidos, para termos, no oitavo ano, o equilíbrio entre o nascimento e a morte. Isto faria com que os animais, em sua maioria, tivessem lares e fossem melhor cuidados, diminuindo os casos de maus-tratos e abandono”, ressaltou.

De acordo com ela, a castração só oferece benefícios, pois evita o surgimento de câncer e outras doenças, além de ser um procedimento que não causa sofrimento aos animais, devido a um protocolo anestésico moderno utilizado no mundo inteiro. “O que causa o câncer e outras doenças é deixar os animais entrarem no cio durante toda a vida deles. Porque eles não têm botão de parada, como os humanos. Além disso, os medicamentos que temos hoje tiram completamente a dor dos animais, inclusive no pós-operatório. O animal já sai de lá acordado, caminhando e abanando o rabo. Além do mais, a SEDA tem tudo de bom e do melhor, não falta nada. Já trabalhei em muitos lugares que não têm essa estrutura”, elogiou.

Semana do Bem-Estar Animal de Canoas

Instituída através da Lei 5.811, de 2013, a Semana Municipal do Bem-Estar Animal faz alusão ao Dia Mundial dos Animais, comemorado em 4 de outubro. A data foi originalmente escolhida por ser o dia de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais, por sua história de cuidado com os bichinhos.

SEDA

A Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais oferece um espaço destinado ao atendimento veterinário e à castração de animais de rua, comunitários e de famílias de baixa renda. Somente ingressam no local os animais que, em virtude de maus-tratos, sejam retirados dos tutores, que responderão criminalmente por seus atos. Após recuperados, os bichinhos são destinados à adoção. A SEDA fica na avenida Boqueirão, 1.985, no Bairro Igara.

Informações pelos fones: (51) 3427.1169 e (51) 3429.2924

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine