Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
30/09/2021

Promover  a retomada nos cuidados da mulher à saúde e fortalecer as ações de prevenção ao câncer, são objetivos principais da iniciativa da vice-prefeita Izaura Landim, ao motivar o fortalecimento das programações do Outubro Rosa. Nesta semana, a vice-prefeita Izaura Landim, esteve reunida nesta semana com lideranças e entidades para formatar as ações da campanha nacional, sugerindo ações à programação tradicionalmente desenvolvida pela Liga Feminina de Combate ao Câncer. “Evitando sair de casa por causa da pandemia, atrasamos e até mesmo deixamos de realizar os exames preventivos, consultas médicas de rotina. Isso é grave e precisa ser retomado. Com a responsabilidade dupla que assumi ao ser a primeira mulher eleita para o Executivo de Venâncio Aires e ser também profissional da saúde, sinto que é também meu dever promover ações para favorecer essa retomada”, destaca a vice-prefeita.

A partir disso, de 1º a 30 de outubro, serão promovidas palestras, campanhas de doações para a Liga Feminina, passeio ciclístico, distribuição de material informativo, incentivo a cuidados com a autoestima, pedágio solidário, galinhada e caminhadas. A vice-prefeita destaca que apesar da junção das atividades do gabinete e da Liga, a programação fica aberta para entidades que queriam também promover seus eventos e campanhas do Outubro Rosa.

Prédios e locais públicos devem ganhar iluminação rosa, ao longo de outubro. “Queremos chamar a atenção de homens e mulheres para que se cuidem, mas também para que cuidem daquelas pessoas com quem convivem, seja em casa, no trabalho, na vizinhança. Levar a cor rosa para esses locais de circulação pública pode nos ajudar nesse objetivo”.

SAÚDE – Entre as atividades está o Dia D da Mulher que vai acontecer no dia 16, quando todas as unidades de saúde do centro e bairros, vão estar abertas das 8 horas ao meio-dia, disponibilizando a realização exames pré-câncer (que devem ser agendados nas unidades ao longo da semana) e encaminhando agendamentos de mamografias. No dia também serão organizados roteiros de vacinação em geral em algumas destas unidades.

Programação Outubro Rosa 2021:

01/10:
- Lançamento da programação, com ascendimento das Luzes Rosas nos prédios públicos;
- 14 horas – Programação com servidores da Saúde, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir – início do Mês do Servidor Público.

02/10:
- 9 horas – Caminhada Rosa – presença das candidatas da 16ª Fenachim – saída esquina das ruas XV de Novembro e Osvaldo Aranha;
- Meio-dia – Galinhada na Comunidade São Lucas – cartões com a Liga Feminina de Combate ao Câncer

09/10:
- Das 8 horas às 11h30min, atrações na Praça Matriz:
Feira do Artesão – Praça Matriz
Ações do Gabinete da Primeira-dama;
Exposição e comercialização de produtos da Liga Feminina de Combate ao Câncer – Praça Matriz
Ação da Liga Jovem de Combate ao Câncer de Venâncio Aires, com pescaria para as crianças - Praça Matriz;
Pedágio Solidário da Liga Jovem.
- 9h30min – Programa Tua Vida Melhor na Praça Matriz.

12 /10:
- 17 horas - Live da Liga Jovem, em parceria com a Loja Original, pelo Instagram da loja

16/10:
- Das 8 horas ao meio-dia:
Dia D da Mulher (na parte da manhã, em todas as unidades de saúde do Município):
Exames de prevenção
Orientações e informações sobre a saúde da mulher

- Dia D da Vacinação:

Multivacinação nas Unidades de Saúde

20/10
- (horário) - Live com o médico oncologista Dr. Hugo Schünemann

23/10
- 15 horas – Passeio Ciclístico Outubro Rosa:
Distribuição de brindes

24/10
- Das 10 horas às 17 horas - Domingo Rosa no Parque

Dia 29
–Drive thru do Risoto

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine