Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
30/09/2021

A  titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, e o analista de sistemas Robson Andrei dos Santos receberam a visita do diretor do IFSul Gravataí, Marco Vaz, e do professor Ademir Dorneles. Os representantes do IFSul apresentaram o investimento conquistado pela instituição de ensino, destinado à criação do primeiro Laboratório Maker da unidade Gravataí. Na oportunidade, pediram o apoio da Secretaria de Inovação para a divulgação e a intermediação para possíveis parcerias futuras com as escolas da rede municipal.

O diretor do IFSul Gravataí, Marco Vaz, disse que esse será um dos labmakers, de um grupo de 120 laboratórios, que devem ser implementados, até o final do ano de 2022, e que foram investidos R$ 86 mil para a aquisição de equipamentos como impressoras 3D, componentes eletrônicos para robótica, entre outros. ‍Os Laboratórios Makers são espaços montados dentro de escolas e universidades, compartilhados e voltados para que os alunos transformem a teoria em prática. É um lugar onde criações e ideias podem ser construídas de forma rápida e barata. Podem ser brinquedos, robôs, aplicativos, enfim, tudo que for da vontade dos alunos. Sendo este ambiente destinado a dar suporte a estas realizações.

Segundo Marco, a instituição tem como objetivo atuar, fortemente, em ensino, ciência e pesquisa e conta com o planejamento de “Hackatons” para iniciar uma grande imersão da cultura maker em Gravataí. Além disso, já está nos planos do IFSul a implementação de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

A secretária de Inovação, Selma Fraga, sinalizou uma possível parceria do IFSul com a Prefeitura Municipal, por meio de um acordo de cooperação que visa a participação das escolas municipais nos projetos de uso dos labmakers.

O que é Hackaton?

Hackathon é um termo, eventualmente, aportuguesado para "hackaton". É uma maratona de programação na qual hackers reúnem-se, por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.

Texto e foto: Franciele Oliveira

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine