Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
29/03/2017


O  deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ) foi agraciado, na noite desta terça-feira (28), com a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no Teatro Dante Barone e foi prestigiada por militantes de movimentos sociais e ativistas da causa LGBT. A condecoração foi proposta pela deputada Manuela d Ávila (PCdoB).
A parlamentar afirmou que o imaginário farroupilha de igualdade, liberdade e humanidade, que nutre o espírito dos gaúchos, acolhe todos os homens e mulheres, todas as religiões e coloca todos em pé de igualdade. Em relação a polêmica envolvendo a concessão do prêmio ao deputado carioca, Manuela lembrou que a atuação do parlamentar inspira e contribuiu não só com a comunidade LGBT, mas com mães e bebês na busca por seus direitos, pessoas com HIV, pessoas que lutam contra a tortura, contra o ódio e o preconceito. “O teu mandato fala para o Brasil e para o Rio Grande. Ele inspira o Rio Grande da igualdade, da liberdade e da humanidade”, apontou.
Em nome da presidência da Assembleia Legislativa, a deputada Juliana Brizola (PDT) disse que a cerimônia de homenagem ao deputado federal “humanizou a Casa”. Para ela, o homenageado representa a luta constante contra o avanço de forças conservadoras que buscam retirar direitos e oprimir o povo brasileiro.
Ao agradecer o prêmio, Jean Wyllys afirmou que conduz sua vida como recomendou o escritor gaúcho Érico Veríssimo na epígrafe da obra O Tempo e o Vento: sem desperdiçar o tempo, pois ele é a matéria-prima da vida. “Tive uma existência material miserável, mas não desperdicei o tempo de minha vida. Quero transformar o mundo para ter o bem não só para mim, mas para todos.
Após a entrega da Medalha, o deputado participou de um seminário sobre Direitos Humanos no Brasil, promovido pela deputada Manuela d Ávila. Também participaram do debate o ex-deputado Marcos Rolim e a desembargadora Maria Berenice Dias.
Trajetória
Jornalista e professor universitário, Jean Wyllys foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010 com pouco menos de 14 mil votos. Em 2014, foi reeleito com quase 145 mil votos. Notabilizou-se na Câmara por defender questões como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, cotas raciais e regulamentação do aborto.
Em 2015, Jean Wyllys foi incluído na Lista Global da Diversidade, da revista britância The Economist, ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, do Dalai Lama e da ativista paquistanesa pela educação feminina Malala Yousofzai, como uma das 50 personalidades mundiais que mais lutam pela diversidade. Foi descrito pela publicação como um “acadêmico de origem pobre que venceu um reality show e se tornou o primeiro deputado federal do Brasil a defender o movimento LGBT”. Em duas ocasiões (2012 e 2015), foi eleito pelos internautas melhor deputado federal brasileiro. Jean Wyllys é autor de projeto que reconhece o casamento civil e a união estável de pessoas do mesmo sexo e do projeto que regulamenta as atividades dos profissionais do sexo, entre outros.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine