Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
30/03/2016

Consumir   alimentos saudáveis, como frutas e verduras, fazer atividades físicas regulares, evitar o tabagismo e o consumo abusivo do álcool são atitudes que previnem ou retardam o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crônicas e até o câncer. Com a ideia de estimular a prática de hábitos saudáveis, serão realizadas diversas atividades na próxima quinta-feira, 7, pelo Dia Mundial da Saúde, no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, Centro Histórico da Capital. A promoção é das secretarias Municipal e Estadual de Saúde e do Fórum de Promoção da Saúde de Porto Alegre. Na ocasião, também se comemora o Dia Mundial da Atividade Física.

Das 9h às 16h, a população terá à disposição oficinas com orientações de como organizar a geladeira ou manter a casa segura, sem riscos para idosos e crianças, que são as principais vítimas em acidentes domésticos. Na Feira da Saúde, os participantes poderão simular a compra de alimentos, testando se predomina a escolha por alimentos saudáveis, momento em que nutricionistas darão dicas de como priorizar a boa alimentação. A programação inclui aulas de Yoga, Tai Chi Chuan, alongamento e dança, apresentações teatrais, dicas de reciclagem e preservação do meio ambiente e dos arroios da cidade, atividades para idosos, roda de conversa sobre qualidade de vida, exposição de sementes nativas e coral da etnia Mbyá Guarani Tekoá Ka’aguy Mirim. Profissionais de diversas áreas da saúde e parceiros estarão à disposição com dicas de saúde bucal, prevenção da tuberculose e do câncer de mama, saúde escolar, agricultura familiar e horta comunitária.

Doenças Crônicas não Transmissíveis - São doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração, como doença cardíaca, câncer, diabetes, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, colesterol elevado e doenças respiratórias crônicas. “Atualmente, elas são consideradas um sério problema de saúde pública e já são responsáveis por 63% das mortes no mundo, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde”, destaca o coordenador da Área Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, Roberto Bauer de Borba.

Seguindo tendência mundial, no Brasil as doenças crônicas não transmissíveis são a causa de aproximadamente 74% das mortes (dados de 2012). As estatísticas de saúde de Porto Alegre, assim como do país, apontam essas doenças como as mais frequentes e as que mais causam mortes e gastos com saúde. “Além das mortes precoces, em muitos casos as doenças cardiovasculares deixam sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida da pessoa afetada, como no caso dos infartos agudos e dos acidentes vasculares cerebrais”, comenta Bauer. O Ministério da Saúde prevê um aumento maior ainda dessas doenças na população nos próximos anos, levando a mortes de pessoas cada vez mais jovens.

Porto Alegre - Em relação ao diagnóstico de doenças crônicas, a Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em convênio com o Ministério da Saúde, apontou os seguintes resultados para Porto Alegre, com base em entrevistas com pessoas de 18 anos ou mais: 5,8% com diagnóstico médico de doença cardíaca – primeiro lugar entre as capitais; 2,7% com diagnóstico médico de acidente vascular cerebral – primeiro lugar entre as capitais; 23,8% com diagnóstico médico de hipertensão arterial – primeiro lugar entre as capitais; 7,4% com diagnóstico médico de asma – segundo lugar entre as capitais; 15,5% com diagnóstico médico de colesterol elevado – 4º lugar entre as capitais; 5,6% com diagnóstico médico de diabetes – 16º lugar entre as capitais. Os dados são acompanhados pela Equipe de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS/SMS).
Confira a programação completa do Dia Mundial da Saúde:

Atividades de Palco
9h - Abertura
10h - Grupo da Maturidade Ativa - Sesc/RS
10h15 - Reciclave - Vigilância das Águas/CGVS/SMS
10h30 - Práticas Corporais: Yoga - Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
11h - Roda de Conversa "Viver Saudável" - Área Técnica da Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Gerência Distrital Partenon-Lomba do Pinheiro/SMS)
11h15 - Reciclave - Vigilância das Águas/CGVS/SMS
11h30 - Teatro "Caras da Lomba" - AT da Saúde Mental e GD PLP/SMS
12h - Práticas Corporais: alongamento - HCPA
12h30 - Esquete Teatral "E se essa rua fosse minha" - Área Técnica da Tuberculose/SMS
13h - Práticas Corporais: dança circular - HCPA
13h30 - Esquete teatral "Ouvidos Atentos - Coração Amigo" - Centro de Valorização da Vida
14h - Qualidade de Vida - Doenças e Agravos não Transmissíveis/Secretaria de Estado da Saúde (SES)
14h15 - Esquete teatral "Ouvidos Atentos - Coração Amigo" - Centro de Valorização da Vida
14h30 - Paz faz bem para a Saúde - Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
15h - Práticas Corporais: Tai Chi Chuan - HCPA
15h30 - Grupo de Música, Dança e Arte Mbyá Guarani Tekoá Ka’aguy Mirim
16h - Encerramento

Oficinas
- “Casa Segura” – Área Técnica do Idoso e profissionais da Atenção Básica (Gerência Distrital Restinga)
- “Você sabe organizar a geladeira?” – CGVS/SMS
- “Feira da Saúde – escolhas saudáveis” – AT Saúde Nutricional e DANT/SMS e Politica de Alimentação e Nutrição/SES.

Práticas Integrativas – Ambulatório do Hospital Divina Providência e Associação Brasileira de Operados Bariátricos: orientação nutricional, homeopatia, reike e auriculoterapia.

Exposições e Atividades de orientações em Saúde
- Esclarecimento sobre câncer de mama – Imama
- Vigilância da Qualidade das Águas apresentando o Mirante das Águas – CGVS/SMS
- Orientações sobre a prevenção e tratamento da tuberculose – Área Técnica da Tuberculose e profissionais da Atenção Básicas/SMS
- Informações sobre alimentação saudável e atividade física e manutenção do peso adequado – Associação Brasileira de apoio aos Operados Bariátricos.
- Exposição e mostra de alimentos agroecológicos oriundos da agricultura familiar e divulgação dos locais e datas das Feiras Ecológicas de Porto Alegre – Emater
- Exposição de variedades de sementes nativas de milho dos povos indígenas Guaranis – AT População Indígena e Emater
- Horta Comunitária – GD PLP/SMS
- Abordagem rápida do tabagismo – Área Técnica das DANTs e profissionais da Atenção Básica da GD Leste-Nordeste.
- Autocuidado no Diabetes - Área Técnica das DANTs
- Uso racional e descarte adequado de medicamentos – Coordenação de Assistência Farmacêutica/SMS
- Programa Mesa Brasil – Sesc/RS
- Programa de Saúde do Escolar – Área Técnica da Saúde da Criança e Adolescente/SMS
- Orientações sobre Saúde Bucal – Área Técnica da Saúde Bucal/SMS
- Conversar Ajuda - Centro de Valorização da Vida
- Enfrentamento do Aedes – DANT/SES, CGVS e Atenção Básica da GD Centro

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine