Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
20/01/2016





“O  ano de 2015 representa, na história da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, uma nova etapa de relacionamento com a comunidade escolar do Rio Grande do Sul”, afirmou a diretora Jussara Marchand. Conforme reforçou, o lançamento da cartilha "Fique por Dentro da Assembleia Legislativa" - inovador, segundo ela, por usar linguagem de rede social para detalhar as atividades do Poder Legislativo -, é a marca deste modelo dirigido a estudantes a partir dos 11 anos de idade.

Por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Educação, 40 mil exemplares da cartilha foram entregues às coordenadorias regionais de Educação (CREs), tendo como destino 2,5 mil escolas públicas estaduais. Outros 15 mil exemplares foram entregues em solenidades realizadas com escolares ao longo do ano. “A proposta da cartilha é auxiliar na formação da cidadania e facilitar, ao público jovem, o conhecimento acerca do Poder Legislativo”, sublinhou.




Zeros no Enem motivam análise

A Escola do Legislativo igualmente buscou parceria com universidades brasileiras para compor a edição 2015 da revista científica "Estudos Legislativos". Dedicada a temas jurídicos, a Comissão Editorial abriu espaço para examinar a educação no Brasil. Mestres e doutores em educação, apoiados em dados de pesquisas, ajudaram a compreender o que está acontecendo com disfunções identificadas na fase que vai do letramento ao Enem.

A busca do tema foi motivada pela divulgação dos resultados do Enem 2014, quando mais de 500 mil jovens zeraram a prova de redação. Os artigos científicos elucidaram faces da realidade educacional no país, apontando caminhos possíveis de serem seguidos. A proposta da revista, a ser lançada em janeiro de 2016, é auxiliar os educadores à frente de salas de aula por meio das reflexões propostas pelos autores.




Biblioteca Borges de Medeiros

Em 2015, por deliberação da Mesa Diretora da ALRS, a Escola assumiu a centenária Biblioteca Borges de Medeiros, criada em 1913. A nova estrutura organizacional da Escola passou a contar com duas divisões: a Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento, e Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão.

O trabalho realizado pela Divisão de Biblioteca na Feira do Livro de 2015 proporcionou ao Parlamento gaúcho o recebimento do prêmio Assembleia Amiga do Livro, distinção concedida pela Câmara Riograndense do Livro. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de 22 de abril.

A Divisão de Ensino realizou cerca de 500 inscrições para 300 horas-aula de treinamento e capacitação do corpo funcional da AL. Foram ofertados curso de libras, atualização em português, processo e técnica legislativa e treinamentos especiais para trâmites de matérias financeiras, tais como a Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária.

A Escola também participou do grupo que mantém plantão permanente visando a capacitar os servidores para o ingresso na era SEI, sistema informatizado que visa substituir processos administrativos impressos pelo padrão digital.




Biblioteca Virtual

No portal da Biblioteca (www.al.rs.gov.br/biblioteca), estão disponíveis 23 páginas temáticas, com o texto integral de mais de 200 obras publicadas pelo Parlamento. Destaca-se a página das Comissões Especiais instituídas pela Assembleia ao longo de sua história. Já foram digitalizados 46 relatórios, debates e outros trabalhos realizados. Ainda, “Novas Aquisições”, em que estão listadas as últimas obras incorporadas ao acervo da Biblioteca.




Deputado por um dia

A Assembleia Legislativa realizou, em 22 de junho de 2015, a 45ª edição do Programa Deputado por um Dia, proporcionando que jovens estudantes atuem como deputados durante um dia, vivendo a experiência de elaborar, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante. Participaram daquela edição a Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro, de Arroio Grande; a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, de Giruá; o Colégio ACM Centro, de Porto Alegre; e a Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul.

Antes da Sessão Plenária, representantes das escolas selecionadas participaram da Reunião de Líderes, às 11h30, na sala da presidência do Parlamento, para definir os projetos que seriam apreciados e votados. Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, os alunos participaram da Sessão Plenária do Estudante.




“Fique Por Dentro da Assembleia Legislativa”

Foram produzidos 50 mil exemplares da Cartilha “Fique Por Dentro da Assembleia Legislativa”, publicação do Parlamento voltada ao público juvenil, abordando noções de democracia. A obra foi lançada em 23 de outubro, no jardim do Solar dos Câmara, com a presença de estudantes do Colégio Maria Imaculada, de Porto Alegre, e da Escola Municipal Adélia Corbellini, do município de Sério.

Na ocasião, em aula ao ar livre, os alunos receberam informações quanto a importância do Poder Legislativo. Por meio de Termo de Cooperação assinado entre a AL e a Secretaria de Educação do Estado (SEC), a cartilha está sendo distribuída a mais de 2,5 mil escolas da rede estadual de ensino.




Edição comemorativa do livro Dragões do Rio Pardo

A Assembleia, tendo recebido da cidade de Rio Pardo, que completou 240 anos em 2015, a cessão de direitos autorais da obra “Dragões do Rio Pardo”, repassada à prefeitura do município pelo Exército Brasileiro, transcreveu o texto original e republicou o livro (mil exemplares) para distribuição gratuita, principalmente a escolas e universidades públicas. A edição original, de 1954, da Biblioteca do Exército Brasileiro, encontra-se esgotada.

O texto foi digitalizado e, após, respeitando o significado e expressões contextuais, atualizado pelas normas vigentes da nova ortografia. Na obra, o historiador Deoclécio De Paranhos Antunes descreve a atuação do Regimento de Dragões no Rio Grande do Sul que, segundo o autor, garantiu a edificação das fronteiras sul-riograndenses e defendeu, com bravura, o povo e o território gaúcho.




Espaço da Assembleia na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre

Como acontece desde 2001, a Assembleia manteve um estande na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 30 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega. No espaço institucional, foram distribuídos, gratuitamente, mais de 30 mil cartilhas, separatas, livros, revistas e boletins elaborados por comissões parlamentares, mandatos ou outros setores do Parlamento gaúcho. Mais de 4,2 mil pessoas passaram pelo local.




IV Seminário Internacional "O Papel da Biblioteca e da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade"

O seminário reuniu 295 agentes de leitura no Teatro Dante Barone, dias 13 e 14 de novembro, para discutir o papel das bibliotecas públicas, escolares e comunitárias na formação de leitores. Integrando a programação do Estande da Al na Feira do Livro de Porto Alegre, o evento foi realizado em parceria com segmentos ligados ao tema.




Exposição “A Senzala que Virou Escola”

A exposição “A Senzala que Virou Escola”, na Galeria dos Municípios, marcou o aniversário de 14 anos da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. Foram apresentados detalhes históricos do Solar dos Câmara por meio de imagens produzidas pelo Departamento de Fotografia da Assembleia.




Interlegis

O Programa Interlegis surgiu de parceria entre o Senado Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com vistas a buscar melhorias na comunicação e no fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e a competência das Casas Parlamentares e promover a participação cidadã nos processos legislativos. A Assembleia participa do Interlegis desde 2001 e, em 2012, teve seu termo de adesão renovado por mais cinco anos. Desde dezembro de 2013, o Programa Interlegis é gerenciado pela Escola do Legislativo.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine