Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/12/2015

A  secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participou, na manhã desta segunda-feira (7), no auditório do Hospital Cristo Redentor (HCR), em Porto Alegre, da abertura do Programa de Implantação da Linha de Cuidado em Serviços de Referência para a Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual no Rio Grande do Sul.
O programa é desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Porto Alegre e com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A finalidade é aprimorar as práticas de cuidado das pessoas vítimas de violência sexual, buscando a troca de experiências entre os profissionais e os serviços, por meio da capacitação teórica e prática.
Cinco hospitais vão participar do programa de capacitação, que ocorre desde esta segunda (7) até quinta-feira (10), no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e nos hospitais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC): Hospital Geral de Caxias do Sul, Santa Casa de Caridade de Alegrete, Hospital Universitário Doutor Miguel Riet Corrêa Júnior, de Rio Grande, Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, e Hospital Universitário de Santa Maria.
Maria Helena Sartori destacou a importância do atendimento às vítimas de violência e ressaltou a importância da prevenção. "Temos que trabalhar para que não exista violência. Nesse sentido, temos ações que incentivam a cultura da paz, como o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), e entendem que investir no indivíduo desde a infância é garantir a construção de uma sociedade melhor no futuro", afirmou.
A secretária ainda citou o Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil, o CRAI, do HMIPV, que presta acompanhamento integral a crianças e adolescentes vítimas de violência. "Estamos buscando recursos para ampliar o atendimento, estendendo o cuidado às mulheres vítimas", relatou.
Também estavam presentes o secretário-adjunto estadual da Saúde Francisco Paz, a secretária substituta de Saúde de Porto Alegre Fátima Ali, a diretora superintendente do GHC Sandra Fagundes, e a coordenadora-geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, Maria de Lurdes Magalhães.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine