Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
06/10/2015

Pelo  menos 50 pessoas estiveram no Plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul para debater o futuro do Rio Grande do Sul para os próximos 05 anos, nesta terça-feira(6). Dez prefeitos participaram do encontro do Projeto RS 2030, organizado pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Além deles, participaram entidades empresariais, sociais e Coredes, que levaram contribuições importantes para o crescimento da região.

O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, abriu o debate, declarando que os prefeitos "enxugam gelo todos os dias, com mais demandas a cumprir e cada vez menos recursos". Ainda observou que o propósito não é elencar as angústias, mas alinhar o entendimento para alcançar a prosperidade".

O prefeito de Canoas e coordenador do Projeto RS 2030, Jairo Jorge, ressalta que o objetivo do ciclo de debates, iniciado no dia 8 de setembro em Bagé, na região da Campanha, abrangerá todos os 497 municípios gaúchos, por meio das 27 associações regionais. Destaca ainda a importância da Famurs para conduzir o debate, congregar e mobilizar a sociedade e demais instituições sobre o futuro do RS. "Os prefeitos respondem diariamente sobre problemas da esfera municipal, regional e até nacional. Caem sobre nossos ombros questões de natureza diversa, ouvimos as dificuldades das pessoas em seu dia a dia. Então, somos, exatamente, nós que temos conhecimento da natureza das demandas e condições de ser propositivos, mostrando que Estado queremos ter em 2030", afirmou o prefeito de Canoas.

O diretor da Famurs Márcio Espindola declarou ser estratégico o debate para a entidade, em razão de serem os prefeitos e as entidades locais, quem mais conhecem a realidade regional.

As ideias ficaram em torno do novo Pacto Federativo, investimentos no setor agrícola, condições das rodovias, infraestrutura logística, energética e de comunicação, educação com investimentos na inteligência da população, fortalecimento da agricultura familiar e do agronegócio, acesso e qualidade do sistema de saúde.

O RS 2030 já passou por Bagé, Santa Cruz, Rosário do Sul, Santa Maria, Frederico Westphalen e Passo Fundo. A segunda maior cidade do Estado foi o sétimo município a receber o encontro que reúne ideias para o desenvolvimento nos próximos 15 anos. Na tarde desta terça-feira, o RS 2030 ocorrerá em Taquara.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine