Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
18/05/2022

Em  votação na tarde de segunda-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS) elegeu o desembargador do TJRS, Francisco Moesch, oriundo do Quinto Constitucional, como novo corregedor do órgão pelos próximos doze meses. Posteriormente, conforme tradição, será empossado presidente do TRE gaúcho.

“Pela primeira vez na história, um desembargador oriundo do Quinto Constitucional assumirá o posto mais alto do Tribunal Regional Eleitoral, o que representa motivo de muito orgulho para a Ordem gaúcha. Tenho a convicção de que o desembargador Moesch exercerá com êxito e destaque a nova função, a par de sua competência e da qualidade demonstrada a partir do seu trabalho em longos anos de relevantes serviços em prol da justiça gaúcha, seja como dirigente de Ordem, advogado ou magistrado. Para a Ordem gaúcha é motivo de muito orgulho ter tão digno representante do quinto constitucional nessa função", salienta Lamachia.

Currículo

Natural de Estrela e com 25 anos de magistratura, Moesch possui graduação em Direito pela PUC-RS, em Administração de Empresas e em Administração Pública, ambas pela UFRGS. É, também, especialista em Direito do Trabalho pela PUC-RS e especialista em Direito Tributário pela UFRGS.

Exerceu a advocacia de 1972 a 1995, perante a Justiça Estadual e Federal, Tribunais de Contas, Administrativos e Desportivos e Tribunais Superiores. Foi secretário-geral da OAB/RS (1987-1990) e conselheiro da OAB/RS (1985-1990).

Foi juiz do Tribunal de Alçada pelo Quinto Constitucional da Advocacia (1995-1998).

Foi juiz do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral entre abril de 1994 e junho de (Classe dos Advogados - Substituto) e entre julho de 2009 a julho de 2011 (Classe dos Desembargadores - Substituto).

Foi agraciado, pela OAB/RS, com a Comenda Oswaldo Vergara, pela PUC-RS, com a Medalha Irmão Afonso e, pelo Poder Judiciário, com a Ordem do Mérito Judiciário (Brasília/DF).

É professor titular da Faculdade de Direito da PUC-RS (licenciado) e professor em cursos da AJURIS, da OAB/RS e do IARGS.

É desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul desde maio de 1998, onde foi vice-presidente (2014-2016), e atualmente preside a 22ª Câmara Cível e o Conselho de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça. É conselheiro jubilado do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Em 28 de maio de 2021 tomou posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-RS.



Texto e Foto: Divulgação OAB RS

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine