Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
09/05/2022

A  Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), promove, na próxima terça-feira, 10, mais um evento em prol da cultura no município. Dessa vez, o grupo de leitura compartilhada abordará o conto O Pai, de Guy de Maupassant. O evento, mediado pelo escritor Fernando Medina, será realizado na Biblioteca Pública Monteiro Lobato, a partir das 18h30min.

"Este conto de Guy de Maupassant narra a história de uma paixão vivida na França. Um homem se encanta por uma jovem mulher que ele encontra diariamente a caminho do trabalho. Não era, por assim dizer, uma paixão platônica. Era um desejo desenfreado que François Tessier nutria pela jovem Louise, que, todos os dias, pegava a carruagem para ir ao trabalho. Esta paixão à distância, a princípio, acaba por se transformar na intimidade que tanto François desejava, e ele e Louise vivem um idílio amoroso, no qual o conquistador consegue provar que não passa, apenas, de um Don Juan”, conta Fernando.

O Compartilendo - Grupo de Leitura Compartilhada é um projeto desenvolvido pela equipe da Biblioteca Pública Monteiro Lobato e que consiste em encontros mensais nos quais são debatidos obras e autores da literatura mundial. Neste mês de maio, o projeto está indo para a quinta edição. Os temas, autores e mediadores são escolhidos no final de cada encontro.

Localizada na Rua Coronel Fonseca, 936, no bairro Centro, a biblioteca conta, atualmente, com cerca de 25 mil exemplares, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e empresta, mensalmente, cerca de 300 livros aos amantes da literatura.

No último mês, confraternizações marcaram o aniversário de 56 anos da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato. No período, a prefeitura realizou diversas ações no local, como troca-troca de livros, contação de histórias e releituras realizadas pelos artistas da ColetivaArts e por artistas gravataienses.

Além disso, também houve, durante a semana de comemorações, o Sarau do Clube Literário em alusão ao Centenário da Semana de Arte Moderna. Na ocasião, o titular da SMCEL, Leandro Ferreira, relembrou a trajetória do espaço, que promove, há mais de cinco décadas, ligações importantes entre os gravataienses e a leitura.

A Prefeitura de Gravataí, a partir da SMCEL, é responsável pelo desenvolvimento de manifestações artísticas, culturais e esportivas no município. Assim, busca tornar a cultura acessível a todo cidadão, incentivando as novas manifestações culturais e a participação dos artistas locais, além de manter o diálogo sobre a cultura, contribuindo, dessa maneira, para a formação de novas plateias e apreciadores da arte.

Texto: Gabriel Muniz

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine