Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/05/2022

A  criação de um ambiente que vem permitindo que a inovação, a ciência e a tecnologia tenham o espaço necessário para prosperar cada vez mais no ecossistema de Gravataí foi a ênfase do prefeito Luiz Zaffalon durante painel organizado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) no South Summit Brasil, nesta sexta–feira, 6.

A apresentação ocorreu no palco Demo do pavilhão Marketplace, com mediação do presidente da Granpal e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Com o tema “Cenário de Oportunidade”, a atividade também contou com a participação do diretor-executivo da entidade, Marcello Vernet de Beltrand, e do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.

Para atender aos requisitos demandados pelos novos negócios, Gravataí está com diversos projetos ativos em prol da inovação, como a Casa das Startups, o Woman In, a incubadora e a aceleradora de negócios, além do Grupo de Investidores Ventiur PradoTech, que aportará R$ 20 milhões para o desenvolvimento de startups.

Conforme Zaffalon, este novo ecossistema transforma a matriz econômica do município, gerando renda e emprego, mas exige mão de obra qualificada. Para atender a este cenário, Gravataí é destaque na capacitação de jovens, a partir do programa Usina de Talentos, que disponibiliza vagas para cursos de programação Java, PHP e de língua estrangeira.

Zaffalon reiterou que Gravataí vem reunindo tudo o que é necessário no ambiente de inovação, com pessoas qualificadas, ambiente regulatório, infraestrutura adequada e investimentos. "Nos associamos ao Tecnosinos, mentor da aceleradora de startups de Gravataí, e ao PradoTech, centro tecnológico que terá 150 empresas, com R$ 250 milhões em investimentos e geração de 5 mil a 10 mil empregos em um futuro breve”, acrescentou.

"Trabalhamos com foco na modernização da legislação. Aprovamos a Lei de Inovação, o Marco Regulatório das Startups, a criação de um Conselho e de um fundo de inovação, além da tecnologia 5G para o município e da lei para tornar o governo digital. Recentemente, colocamos em vigor a lei do Sandbox, para tornar Gravataí um ambiente propício à experimentação dos produtos que as startups desenvolvem. Estamos preparados para estes novos negócios. Venham para Gravataí”, ressaltou.

Também estiveram presentes ao evento, a primeira-dama Marlene Zaffalon, o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, os secretários municipais Denner Gelinger (Agricultura), Selma Fraga (Inovação, Ciência e Tecnologia), Mauro Bossle (Administração), Claudio Santos (Desenvolvimento Urbano), Magda Ely (Educação), João Maria de Campos (Desenvolvimento Econômico), Leandro Ferreira (Cultura, Esportes e Lazer) e Guilherme Ósio (Mobilidade Urbana), a procuradora-geral do município, Janaína Balkey, e os vereadores Roger Corrêa (presidente da Câmara) e Alan Vieira.

Texto: João Pedro Espíndola
Foto: Douglas Rosa

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine