Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
06/05/2022

O  presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, se reuniu nesta quinta-feira, dia 05, com o senador Jorginho Mello, de forma on-line, para tratar termas importantes para o setor do comércio de bens e de serviços.

Um dos principais temas discutidos foi o reajuste das tabelas do Simples Nacional. Em nome da Fecomércio-RS, Bohn pediu apoio para a aprovação dos projetos que promovem esse reajuste e que tramitam no Congresso atualmente. Ele defendeu que as empresas optantes do Simples vêm sofrendo com aumento de carga tributária derivada da inflação, o que faz com que suas receitas aumentem sem que elas estejam de fato aumentando de tamanho relativo.

O aumento da taxa Selic tem impactado diretamente as empresas que adquiriram crédito por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Esse foi outro ponto discutido no encontro virtual, quando Bohn afirmou que as micro e pequenas empresas (MPEs) estão sofrendo para pagar os empréstimos tomados. Segundo o presidente, o cenário ideal seria limitar a cobrança de juros, mas, como os empréstimos já estão contratados, uma alternativa de alívio às empresas seria reajustar as tabelas do Simples.

O senador foi solícito nas duas demandas e afirmou que, além do apoio aos projetos no Congresso, levará as demandas ao presidente Jair Bolsonaro e ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, na próxima semana.

Texto e foto: Ascom Fecomércio-RS

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine