Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
06/05/2022

A  primeira visita técnica do grupo de conselheiros de Administração e Fiscal da Coprel às obras da PCH Tio Hugo impressionou a todos com a organização, planejamento e eficiência dos trabalhos. No dia 28 de abril, juntamente com a direção da Cooperativa, equipe de engenheiros, técnicos e lideranças regionais, os conselheiros tiveram acesso ao parque de obras da usina em que a Coprel está investindo mais de R$ 81 milhões. A usina está situada no Rio Jacuí, entre os municípios de Tio Hugo/RS e Ibirapuitã/RS.

Grande parte dos conselheiros que visitaram a obra também acompanharam a evolução do projeto e participaram da aprovação do investimento. A Pequena Central Hidrelétrica (PCH Tio Hugo) terá uma potência instalada de 10,1 megawatts (o triplo da potência da primeira PCH construída pela Coprel no mesmo rio, a PCH Cotovelo do Jacuí, em Victor Graeff/RS).

Geração de empregos e retorno de impostos

As obras da usina iniciaram no mês de agosto de 2021 e o cronograma de execução está 36% concluído, com previsão de término para abril de 2023. Os benefícios para a região já são percebidos desde o começo da construção com a geração de 120 empregos. Além disso, a obra contribui com o retorno de impostos para o município de Tio Hugo, e com a aquisição de serviços e produtos diretamente no comércio regional.

“Os benefícios para o comércio local e regional vão desde oficinas mecânicas, restaurantes, locações de imóveis e geração de empregos. Uma obra desta grandeza, acaba gerando benefícios para a sociedade e temos muito a agradecer à colaboração da comunidade moradora no entorno da obra”, salienta o facilitador da Coprel Geração, Marcos Eidt.

Mais investimentos

Durante a atividade de apresentação das obras de construção da PCH Tio Hugo, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, anunciou mais um importante investimento: o início da construção da subestação Tio Hugo, que irá beneficiar mais de 6.400 famílias com um investimento superior a R$ 38 milhões, melhorando a qualidade da energia para os todos os municípios da região.

“Ver os projetos que planejamos em conjunto, com a diretoria, conselheiros(as) e equipe da Coprel sendo executados é muito gratificante. Um empreendimento que muda a realidade de uma região e que vai melhor a nossa capacidade de geração, demonstra o quanto temos a responsabilidade com nossos cooperantes. Estamos pensando agora na energia necessária para o desenvolvimento das áreas urbanas e rurais”, reforça Stefanello.

Preservação ambiental

A preservação ambiental também se destaca na construção da usina: com 84 hectares de reservatório, serão disponibilizados em seu entorno mais de 161 hectares de áreas de preservação permanente (APPs). Será feito o plantio de 15 mil mudas de árvores nativas e 11.666 mudas de araucárias.

Os conselheiros presentes ressaltaram a importância de poder acompanhar a obra e saber que os túneis em que passaram por ocasião da visita técnica estarão cheios d’água, gerando energia de forma limpa e sustentável.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Coprel

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine