Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
05/05/2022

Uma  das atividades essenciais na pandemia da Covid-19 por sua penetração e representatividade no cotidiano dos consumidores, o setor supermercadista voltou a promover, na última segunda-feira (25/4), o Ranking Agas 2021, na sede da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio). Neste ano, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) homenageou os supermercados que mais se destacaram em 2021, premiando 33 empresas e entidades do varejo, além de sete personalidades com o troféu inédito Supermercador. Na categoria Destaque Cooperativa, receberam a distinção a Cooperativa Santa Clara (Carlos Barbosa), a Cotrisal (Sarandi) e a Cotripal (Panambi).

O eventou reuniu cerca de 600 convidados que acompanharam a homenagem. Esta foi a primeira edição que contou com a distinção das cooperativas para o setor de supermercados.

História centenária

O gerente de varejo da Santa Clara, Clóvis Dalcin, recebeu a honraria que foi entregue pelo deputado federal Ubiratan Sanderson. O representante do setor de supermercados da Cooperativa celebra o recebimento da homenagem, considerando as dificuldades enfrentadas pelo ramo nos dois últimos anos da pandemia de Covid-19. “Este prêmio demonstra o resultado do nosso esforço e comprometimento, não só das pessoas que atuam nos supermercados, mas com todos os setores de apoio. Isso só enobrece a Cooperativa e dá ainda mais importância nesse momento em que completamos 110 anos”, comemora Dalcin.

O diretor Administrativo e Financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra, comemorou o recebimento do destaque e comentou que a homenagem gera representatividade dentro do setor. “O segmento dos supermercados é braço importantíssimo dentro da estrutura da Santa Clara, onde nos possibilita atender não só para os associados, mas também clientes em geral”, observou Guerra.

Representatividade econômica

A Cotrisal esteve representada no evento pelo superintendente Helvio Debona, que ressaltou a importância do negócio para a Cooperativa. “A área de supermercados representa uma importante parcela do faturamento da nossa cooperativa, além de ser uma grande geradora de empregos. Então os números mostram a importância deste segmento para a Cotrisal. É uma grande satisfação poder fazer parte desta homenagem, deste setor que diariamente atende associados, clientes e está presente na vida em todos os municípios onde atuamos com supermercados Cotrisal”, declarou Debona, destacando que o setor é essencial na economia brasileira, principalmente durante a pandemia da Covid-19, quando os supermercados permaneceram abertos garantindo o abastecimento da população.

Ampliação do varejo

A Cotripal esteve representada no evento por uma comitiva que contou com a presença do vice-presidente da Cooperativa, Tiago Sartori. “O setor de varejo se constitui em mais um dos segmentos estratégicos nas atividades da Cotripal. Engajado com a área de produção agrícola e de produção pecuária, ele vêm se desenvolvendo de maneira destacada tendo, inclusive, recebido essa distinção no Ranking AGAS pela excelência na atividade. E nesse seu constante crescimento e aprimoramento da finalidade da Cotripal em sempre levar melhores produtos e serviços aos seus associados e comunidades onde atua, inaugurou no dia 28 de abril, seu 7º empreendimento de varejo. Mais uma ação da Cooperativa que reafirma este objetivo de excelência. No ano em que completa 65 anos, entregar tal empreendimento àquela comunidade é motivo de muito orgulho e satisfação”, comenta Sartori.

Geração de empregos

O presidente da Agas, Antonio Cesa Longo, ressaltou que o setor é responsável por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, gerando mais de 120 mil empregos diretos, números representativos para o funcionamento social. “O significado desta retomada é seguir homenageando as empresas que se antecipam e satisfazem os clientes”, reforçou. Longo ainda disse que o foco neste ano é seguir buscando eficiência para oferecer produtos e promoções à população. “Cerca de 3,5 milhões de pessoas são atendidas por dia nos supermercados do RS e precisamos trabalhar para abastecer esse público”, salientou.

Texto e foto: Cooperativas Santa Clara, Cotrisal e Cotripal

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine