Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
29/04/2022

No  mês de abr/22, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) registrou variação de -1,0% na passagem do mês, depois de variar -0,2% no mês anterior. Com isso, o índice registrou 85,9 pontos na série que considera o ajuste sazonal. Já na série que desconsidera o ajuste, o índice registrou 86,3 pontos e apresentou uma variação de 1,5% em relação a abr/21.

Novamente, o resultado do ICOM foi influenciado negativamente pelo índice de expectativas. Enquanto na situação atual (ISA-S) o índice passou de 87,6 pontos para 92,9 pontos (+6,1%), o IE-S variou -7,9% aos 79,6 pontos na série com ajuste. Em relação a abr/21, o ISA-S variou 10,7%, aos 93,4 pontos na série sem ajuste. Já o IE-S teve variação de -7,6% na comparação interanual, aos 82,1 pontos, também na série que desconsidera o ajuste.

A retomada da mobilidade trouxe uma percepção de melhora no ritmo atual de vendas. Contudo, o ambiente macroeconômico segue bastante desafiador e permeado de incertezas, o que deixa as expectativas de crescimento bastante tímidas. Esse contexto tem afetado negativamente os níveis de confiança do empresariado brasileiro do comércio em relação ao futuro.

Texto e Foto: DIVULGAÇÂO FECOMÉRCIO RS

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine