Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
26/04/2022

Em  roteiro pela região do Alto Uruguai na última sexta-feira (22), em que participou de diversas audiências com gestores públicos e entidades da sociedade civil, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), realizou uma visita à Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Antônio Fioravante, um CIEP em Porto Xavier que atende a mais de 200 crianças do município. Desde 2019, a Escola convive com o resultado de um temporal e chuva de granizo ocorrido naquele ano e que danificou sensivelmente a cobertura do ginásio e de parte do telhado da estrutura de ensino. Passados três anos desde o ocorrido, a situação continua a mesma, o que impede a realização de atividades esportivas em dias de chuva. Por não ter recebido as obras necessárias na sua cobertura, tanto a quadra de esportes como diversos pontos do piso da escola já encontram-se danificados e comprometidos.

Segundo as informações prestadas pela Secretaria de Educação (SEDUC) aos gestores do colégio e repassadas a Valdeci, após licitação feita anos atrás para a troca do telhado, três empresas desistiram de realizar o conserto e a comunidade escolar foi informada da necessidade da realização de um procedimento nomeado de "ajustes de valores". A água das chuvas que vai se acumulando na laje dá mostras em forma de manchas de mofo em várias partes da edificação e boa parte dos alunos se molham quando precisam se deslocar - passando obrigatoriamente pelo ginásio - para a merenda. A parte elétrica também se encontra danificada em alguns locais. "Acertamos com o diretor Valdetar da Veiga e com a professora Márcia Verônica de Lourenço de buscarmos informações e atuarmos junto à Secretaria de Educação no apoio à equalização do problema", destacou Valdeci.

Segundo o chefe do Legislativo gaúcho, a agilização na solução do problema se faz ainda mais necessária, "uma vez que parte das crianças que lá estudam já vem sendo prejudicada desde que foram alijadas de frequentarem a escola em tempo integral, medida que reduziu significativamente o tempo de permanência dos alunos no colégio durante o dia", avaliou o presidente da ALRS.

Desde 2016, voltaram a funcionar as aulas em turno integral apenas da 1° a 5° séries, anos iniciais do ensino fundamental.

Texto: Marcelo Antunes
Foto: Joaquim Moura

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine