Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
12/04/2022

A  Famurs oficializou nesta segunda-feira (11/04) a criação de um grupo de trabalho para o estabelecimento de um cronograma de ações sobre o transporte urbano e interurbano. A decisão foi comunicada pelo presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e pelo presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Baptistella, durante reunião na sede da federação na capital. Participaram do encontro empresas de ônibus, RTI, Fetergs e associações de municípios.

Durante o encontro foi estabelecido um cronograma de ações para buscar algumas alternativas para minimizar a crise do transporte público como: o retorno 100% das aulas presenciais nas universidades federais e públicas; a unificação da pauta estruturante; a criação de um auxílio emergencial e mobilização pela aprovação do PL 4392/21.

Conforme o presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, a ideia é estabelecer um roteiro de debates com a unificação dos municípios e entidades. "Criamos no dia de hoje um importante grupo para unificarmos os prefeitos, entidades e municípios no debate do transporte urbano, metropolitano e intermunicipais. É muito importante estarmos unidos neste pleito com os prefeitos. Nossa preocupação é que o sistema não entre em colapso. Por isso, a união dos gestores fará toda a diferença", ressaltou o presidente da Famurs, Eduardo Bonotto.

O prefeito Melo participou da reunião e afirmou a importância de criar uma grande mobilização dos prefeitos para o enfrentamento e busca de soluções para o transporte urbano. Em 2022, Melo assumiu a vice-presidência de mobilidade urbana da Frente Nacional de Prefeitos. Desde o ano passado, Melo tem liderado o debate nacional sobre mobilidade urbana e sido um dos principais defensores do projeto de lei 4392/2021. A proposta destina R$ 5 bilhões para financiar a isenção de idosos acima de 65 anos nos ônibus. Na Capital, o impacto financeiro desta isenção corresponde a R$ 80 milhões por ano. No Brasil, em média, o benefício determinado por legislação federal representa 8% dos passageiros. "Os prefeitos devem buscar união. Não podemos travar essa luta de forma solitária”, afirmou.

Segundo o presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Bapstistella, neste momento a união dos prefeitos é fundamental para se buscar uma solução. "Estaremos unidos. A Granpal possui cerca de 40% da população gaúcha. O debate do transporte público precisa ser feito. Estamos vivendo um caos no transporte público. Essa união entre Famurs e Granpal é muito importante e estaremos juntos neste pleito", disse o novo presidente da Granpal, Rodrigo Bapstistella.

Os prefeitos também vão convidar a Assembleia Legislativa para entrar no grupo. Em manifestação na Assembleia Legislativa, a deputada Patrícia Alba defendeu também o PL 4392/2021."Quanto menor o custo, mais cidadãos traremos de volta para o sistema. Seguimos em defesa da aprovação do PL 4392/2021, que custeará a gratuidade para pessoas com mais de 65 anos, para possibilitar uma nova redução tarifária. Da mesma forma, sigo trabalhando à frente da Comissão Especial para que possamos ampliar essa visão a nível intermunicipal e construir uma política pública séria e respeitada para a mobilidade urbana do Estado", ressaltou a deputada estadual Patrícia Alba.

Texto: Voltaire Santos
Foto: Guilherme Pedrotti

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine