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02/03/2022

Depois  de sofrer por quase dois anos, alunos, pais e professores das escolas públicas respiram aliviados com a volta das aulas presenciais. Agora será a hora de recuperar os conteúdos perdidos, a socialização interrompida, a rotina esquecida. E iniciará o grande desafio: o de impedir que esta lacuna deixe marcas profundas no aprendizado de quem enfrentou um longo período reaprendendo a aprender.

Conforme pesquisa qualitativa revelada no seminário “O RS Pós-Pandemia”, realizado em 2021 pela presidência da Assembleia Legislativa, 70,8% dos alunos estavam com dificuldades de acompanhar as aulas virtuais. Os obstáculos para o ensino iam desde problemas de conexão com a internet até dificuldades emocionais e cognitivas. Nesta mesma pesquisa, os pais consultados sugeriram medidas para as escolas adotarem no retorno presencial. A maioria – 40,9%, propôs que fosse adotado um sistema de reforço de conteúdo para minimizar o impacto deixado pela educação virtual.

Por sua vez, os especialistas que participaram do seminário frisaram a gravidade dos prejuízos ocasionados pela pandemia na educação. O professor de políticas públicas da Fundação Getúlio Vargas, André Portela, revelou que a interrupção prolongada de aulas presenciais poderá significar um retrocesso de três a quatro anos no aprendizado. Para mitigar este prejuízo, ele recomendou alteração da estrutura curricular para assegurar a recuperação do ensino, especialmente para a alfabetização e para anos finais do Ensino Médio - este último por estar na zona de transição para o mundo do trabalho.

Assim, este início de ano letivo tem uma marca nova e relevante: a retomada após uma transformação social e educacional. Acredito que todos nós - pais, alunos, professores, sociedade - devemos estar unidos em torno deste propósito: evitar que esta geração de alunos fique marcada por uma formação incompleta e deficiente. Para que, assim, a pandemia seja vencida em todas as suas formas, inclusive na que poderá lesar o futuro de milhares de gaúchos.

Foto: Joel Vargas/AL

 
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